PCPR cumpre 17 mandados em operação contra desvios por associação de Centenário do Sul 28/03/2024 - 17:27

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu 17 mandados de busca e apreensão decorrentes de investigação contra desvio de recursos em uma associação municipal em Centenário do Sul, no Norte do Estado, nesta quinta-feira (23). Estima-se um desvio de cerca de R$ 3 milhões das contas da entidade.

Durante as diligências um homem foi preso em flagrante por posse de munições. A PCPR apreendeu documentos, celulares, cheques e as munições. As ordens de busca e apreensão abrangeram as residências dos investigados e a sede da associação.

A investigação foi realizada em conjunto com o Ministério Público do Paraná (MPPR). Entre os crimes apurados estão peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

No decorrer das diligências, a Justiça impôs o afastamento temporário das funções de três servidores da Prefeitura, de uma servidora do Legislativo Municipal e de quatro funcionários da entidade, além do bloqueio de bens de 11 pessoas e uma empresa.

Conforme apurado, servidores municipais seriam responsáveis por determinar ou autorizar pagamentos pela instituição a beneficiários indevidos. Voltada a prestar assistência à maternidade e infância, a entidade é custeada integralmente por recursos públicos, notadamente verbas municipais.