Artistas recebem premiação da 1ª Mostra Visões da Arte no Espaço Cultural BRDE 20/04/2024 - 00:33

Três artistas que participaram da 1ª Mostra Visões da Arte, realizada no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões e organizada pela Academia de Cultura de Curitiba (ACCUR) e pela Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP/PR), receberam uma premiação em dinheiro nesta terça-feira (7). A exposição recebeu apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Associação Comercial do Paraná (ACP).

A mostra foi viabilizada por meio de edital e seu objetivo era selecionar artistas associados às duas entidades artísticas para participarem de uma exposição coletiva. O primeiro lugar do prêmio foi para o artista Alfi Vivern, que recebeu R$ 6 mil. Em segundo lugar, o artista Carnade levou R$ 2 mil. E, em terceiro lugar, o artista Di Magalhães ganhou R$ 1 mil.

“Só seremos representativos e fortes quando nós valorizarmos nossas bases, temos que valorizar a cultura, pois ela é a base de tudo. O BRDE, além da sua função de financiar o desenvolvimento econômico, quer ajudar as entidades e instituições que com dificuldades enormes estão procurando mostrar a arte dos paranaenses. Nós queremos participar disso. E dizer que nosso espaço cultural está aberto para as instituições culturais para que possamos realizar outros eventos e valorizar mais a nossa classe cultural”, afirmou o diretor de operações do BRDE, Luiz Carlos Borges da Silveira, que representou a instituição na solenidade de premiação.

A presidente da ACCUR, Maria Inês Borges da Silveira, fez um panorama do período de trabalho remoto, comemorando o segundo evento presencial da academia dessa retomada, além de uma breve apresentação da instituição, criada pelo Dr. Ivo Arzua Pereira em 1992.

“Tenho que agradecer a colaboração fundamental da ACP, por premiar nossos artistas, e ao BRDE, por todo apoio e por ceder este espaço. Também quero cumprimentar e parabenizar os artistas pelos belos trabalhos. As parcerias que são importantes em nossa vida para realizarmos um excelente trabalho de difundir a cultura, a educação e a arte”, declarou.

Camilo Turmina, presidente da ACP, também destacou o apoio à cultura. “Quando o BRDE, que é financista de todas as boas ações do Estado, nos chamou para apoiar o projeto, nós aceitamos. Todos os artistas estão de parabéns, nós estamos fazendo uma singela contribuição. Temos que estar juntos sempre”, disse.

Em nome da APAP e membro da comissão julgadora, Waltraud Sékula também reforçou a importância da cultura para o mundo. “Uma das funções da arte consiste em conscientizar todos os homens da grandeza que eles ignoram trazerem em si mesmos. Por isso, parabéns aos artistas que extraem formas e matizes de um mundo que é mistério e magia”, disse a curadora.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, foi convidado a fazer o discurso de encerramento da premiação. Após saudar os presentes, parabenizou os envolvidos com a produção da mostra e a todos artistas participantes.

“Feliz pelo compromisso que o BRDE assume de incentivar ainda mais a cultura. Além dos resultados extraordinários na economia, temos feito muitos esforços para ver nossa cultura crescer. Quero parabenizar aos que tiveram essa ideia de usar as portas abertas do BRDE para dar esse apoio, encontrando uma parceria extraordinária com a ACP para patrocinar tudo isso”, afirmou.

Além dos premiados que foram selecionados pela banca julgadora composta por Fernando Bini, Sabine Feres e Waltraud Sékula, alguns artistas também receberam uma menção honrosa. São eles: Giovanna Hultmann, Joseli Cliton Bezerra e Georgiana Vidal.

Exposição - BRDE
Foto: José Fernando Ogura/AEN

ESPAÇO CULTURAL BRDE – PALACETE DOS LEÕES – A I Mostra “Visões da Arte” acontece no Espaço Cultural BRDE - Palacete dos Leões, edificação centenária projetada pelo engenheiro Cândido de Abreu para ser a residência do casal Maria Clara Abreu de Leão (1870-1935) e Agostinho Ermelino de Leão Júnior (1866-1907), empresários de destaque e fundadores da empresa Leão Jr. Desde 2005, o Palacete Leão Jr. é mantido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul como Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões.

I MOSTRA VISÕES DA ARTE

Em cartaz até 17 de dezembro de 2021

Horário de visitação: de terça a sexta (13h às 18h), somente mediante agendamento: www.brde.com.br/palacete.

Visita segura:

Em sua reabertura, o Espaço Cultura BRDE – Palacete dos Leões adotou o agendamento das visitas e a certificação de boas práticas sanitárias pela Local Confiável. São obrigatórios o uso de máscara durante todo o período no Palacete, a medição da temperatura corporal, seguir as regras de distanciamento social, entre outras medidas. Mais informações podem ser encontradas no site www.brde.com.br/palacete e nas redes sociais @EspacoCulturalBrde.

Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões - Av. João Gualberto, 570 – Alto da Glória – Curitiba/PR

Foto: José Fernando Ogura/AEN