Solicitar medicamentos à Farmácia do Paraná

Cada uma das 22 Regionais de Saúde do Estado conta com uma unidade da Farmácia do Paraná que garante medicamentos gratuitos aos paranaenses. São tratamentos de média e alta complexidade, para atendimento a transplantados, pacientes com artrite, hepatite, Alzheimer, Parkinson, asma, esclerose múltipla, entre outras doenças. É possível consultar se o medicamento é disponibilizado efetuando a busca pelo seu nome genérico, pelo nome do protocolo clínico (doença) ou pela CID (Classificação Internacional de Doenças).

Quem pode solicitar

Cidadão.

Onde solicitar

Pessoalmente, em uma das farmácias das Regionais de Saúde ou do seu município do Paraná.

Como solicitar

O usuário ou seu responsável pode ir até uma das farmácias das Regionais de Saúde do Paraná ou do seu município e apresentar os documentos e exames necessários de acordo com o medicamento e a doença.

A solicitação será avaliada conforme os critérios dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) e, caso aprovada, o fornecimento do medicamento será autorizado.

Em até 60 dias, o usuário será informado sobre o resultado da avaliação, devendo voltar à mesma farmácia para retirar o medicamento, em caso de deferimento. Para a continuidade do tratamento, o pedido de renovação precisa ser feito a cada três meses.

O que diz a lei

Os medicamentos disponíveis no SUS para o tratamento de doenças ou de agravos são aqueles padronizados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

Forma de atendimento:

Integralmente Presencial