123 mil registros: atendimentos do Procon-PR crescem 27% no primeiro semestre
24/07/2025
O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná, Procon-PR, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, registrou aumento de 27% nos atendimentos realizados de janeiro a junho de 2025, em comparação com o primeiro semestre do ano passado. Ao todo, foram feitos 123.393 atendimentos nos primeiros seis meses do ano, sendo 53.158 presencialmente no Procon-PR e 70.235 registrados na plataforma consumidor.gov.br. Para efeito de comparação, a maior variação ocorreu no atendimento feito pela internet. Foram 46.282 registros online de janeiro a junho de 2024 e 70.235 de janeiro a junho de 2025, o que representa crescimento de 51,7%. Na sede do Procon-PR foram realizados 53.158 atendimentos presenciais, ante 50.138 nos primeiros seis meses do ano passado, uma alta de 6%. Segundo Claudia Silvano, diretora do Procon-PR, o aumento de 27% no número de atendimentos é resultado da ampla divulgação dos canais acessíveis que o Procon-PR disponibiliza para a população. // SONORA CLAUDIA SILVANO //
Os bancos respondem pela maioria das reclamações feitas por consumidores tanto no primeiro semestre de 2024 como no de 2025, junto com empresas de telecomunicações e de varejo. Também integram a lista de 2025 saneamento, cadastros de inadimplentes e instituições sem fins lucrativos. No ano anterior, além das já citadas, estavam no topo reclamações referentes a shoppings e canais de desconto e de fábricas de móveis e colchões. (Repórter: Victor Luís)
Os bancos respondem pela maioria das reclamações feitas por consumidores tanto no primeiro semestre de 2024 como no de 2025, junto com empresas de telecomunicações e de varejo. Também integram a lista de 2025 saneamento, cadastros de inadimplentes e instituições sem fins lucrativos. No ano anterior, além das já citadas, estavam no topo reclamações referentes a shoppings e canais de desconto e de fábricas de móveis e colchões. (Repórter: Victor Luís)