1º Simpósio de Internacional de Migração do Paraná destaca ações do Estado

15/06/2026
O 1º Simpósio Internacional de Migração do Paraná, iniciativa do Governo do Estado que buscou ampliar o diálogo sobre mobilidade humana, integração e políticas públicas voltadas à população migrante reuniu mais de 500 pessoas. O evento contou com representantes da sociedade civil, gestores públicos municipais e estaduais, comunidade acadêmica, organismos internacionais, setor produtivo, conselhos de direitos, lideranças migrantes e demais interessados na temática. Realizado pela Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Superintendência-Geral de Governança Migratória, o evento ocorreu na quinta e na sexta-feira, em Curitiba. No simpósio foram apresentados dados sobre os atendimentos à população migrante, destacando a Governança Migratória do Estado do Paraná como um modelo inovador de balcão único para atendimento e acolhimento. De acordo com o superintendente-geral de Governança Migratória, Gil Souza, antes da criação da Superintendência-Geral de Governança Migratória, em abril de 2025, eram realizados, em média, 525 atendimentos mensais pelo Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná. // SONORA GIL SOUZA //

Mais do que ampliar atendimentos, o Paraná passou a chamar a atenção internacional ao estruturar um modelo inovador de governança migratória. Para mais informações, acesse: parana.pr.gov.br/aen. (Repórter: Victor Luís)