4,9 mil servidores da Educação recebem treinamento para atuar como brigadistas

12/06/2026
O Programa Brigadas Escolares iniciou nesta última semana a etapa prática da formação de 4.900 novos brigadistas que atuam no dia a dia das instituições de ensino do Paraná. O curso realizado todos os anos prevê 60 horas de aulas teóricas e 16 de exercícios práticos ministrados por bombeiros militares. Esta etapa final é feita simultaneamente até 14 de agosto nos 32 Núcleos Regionais de Educação. No Paraná, participam do programa 2.500 unidades, entre colégios estaduais e escolas especiais conveniadas, como Apaes. A última fase é dividida em aulas teóricas e práticas, com treinamento do abandono de edificação, noções básicas de segurança, atendimento de primeiros socorros, além da prevenção e combate a princípios de incêndio. Segundo o subtenente Alvacir Ferreira, coordenador de formação, os servidores são treinados para atuar também de maneira preventiva, eliminando riscos de possíveis acidentes, seja na estrutura ou parte elétrica. // SONORA ALVACIR FERREIRA //

A merendeira Gilmara Kaseker é uma das cursistas da formação deste ano. Ao final da formação, ela pretende dividir o conhecimento com o restante da equipe no colégio. // SONORA GILMARA KASEKER //

O programa é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, em conjunto com a Secretaria Estadual da Educação, com apoio da pasta da Segurança Pública, por intermédio do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. Juliana Saldanha, representante da Secretaria da Educação no Brigadas Escolares, completa que a intenção é gerar uma cultura de prevenção. // SONORA JULIANA SALDANHA //

Em 14 anos, mais de 94 mil servidores foram treinados e certificados como técnicos brigadistas dos Núcleos Regionais de Educação. A estrutura necessária para a atuação das brigadas escolares na rede estadual é apoiada pelo Fundepar. Este ano a Defesa Civil Estadual adquiriu kits de equipamentos de proteção individual e de atendimento pré-hospitalar que serão entregues em 2.200 escolas estaduais com armários feitos sob medida para guardar os materiais usados em casos de emergência. O programa foi reconhecido em 2021 pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional, como exemplo de boas práticas no eixo temático Defesa Civil na Escola. (Repórter: Gustavo Vaz)