Após temporal, Copel recupera energia em 94% dos domicílios; sexta começa com frente fria
14/07/2023
As equipes da Copel continuam a trabalhar para restabelecer o fornecimento de energia de todos os consumidores afetados pelo ciclone extratropical que atingiu o Paraná desde a tarde de quarta-feira. Cerca de 94% dos consumidores que estavam sem energia tiveram o serviço restabelecido, mas devido à gravidade e ao impacto dos estragos, o fornecimento de energia está interrompido para 43 mil consumidores. As equipes continuam mobilizadas e o trabalho de reconstrução de parte da rede vai continuar ao longo desta sexta. Ao todo, mais de 700 mil consumidores chegaram a ser afetados pelo temporal de grandes proporções que registrou ventos de mais de 90 quilômetros por hora e provocou diversos danos à rede elétrica, como quebra de postes e queda de árvores sobre as estruturas. Estão mobilizados mais de mil e 700 profissionais para consertar a rede. O trabalho continuou ao longo da noite de quinta e da madrugada desta sexta, quando foi possível reduzir de quatro mil e 600 para mil e 400 serviços emergenciais em todo o Paraná. Última região a ser atingida pelo temporal, o Leste do Paraná é o mais afetado e impõe as principais dificuldades às equipes, como áreas de mata fechada, locais bloqueados e de difícil acesso para atendimento a comunidades insulares. Ao todo, 31 mil consumidores estão sem energia na região em cerca de 30 municípios. Campina Grande do Sul, Bocaiúva do Sul, e São José dos Pinhais são os municípios com a situação mais grave e para onde a Copel está enviando reforço de equipes. No Litoral do Paraná, os municípios mais afetados são Guaratuba, Paranaguá e Guaraqueçaba, mas alguns dos problemas mais complexos se concentram na região rural de Morretes e Antonina. Para reforçar o trabalho de recomposição da rede de energia, equipes das regiões Norte e Noroeste foram enviadas para o Litoral. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de WhatsApp (41) 3013-8973. Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora. Situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800-510-0116. A Sanepar restabeleceu a maioria das conexões de abastecimento no Interior, mas o reservatório Jacob Macanhan, em Pinhais, segue sem energia, afetando os reservatórios Bairro Alto, Vila Guarani, Colônia Farias, Jardim Nesita e Jardim Araçatuba. Por esta razão, o abastecimento continua comprometido em bairros de Pinhais, Curitiba e diversas localidades de Colombo, Quatro Barras e Campina Grande do Sul. A recuperação dos níveis dos reservatórios e a normalização no abastecimento só devem ocorrer gradativamente na noite de sexta-feira. O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800-200-0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. A Defesa Civil Estadual do Paraná segue monitorando as condições e situações de ventos fortes no Estado e apoiando os municípios. Após os ventos fortes que atingiram as diversas regiões do Paraná, o destaque, segundo o Simepar, é para as temperaturas que apresentam uma queda brusca em todo o Estado, devido ao avanço de uma massa de ar frio vinda do Sul do País. A menor mínima do Estado foi registrada em Palmas, 0,7° C. Todas as atualizações você confere em www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)