Atletas de equipes apoiadas pelo estado conquistam medalhas em torneio internacional de karatê

19/06/2026
Atletas da Associação Kara Te Vida e do projeto Karatê no Meu Bairro, ambas de Apucarana e apoiadas pelo Proesporte, representaram o Brasil e ajudaram o país a conquistar o terceiro lugar geral na 1ª Copa Libertadores da América de Karatê, disputada no Equador.  Os karatecas das duas entidades conquistaram dez medalhas na  disputa entre os dias 14 e 15 de junho, em Guayaquil, no Equador. A delegação foi a única representante do Brasil na competição, que reuniu atletas de sete países da América Latina. Os projetos são apoiados pelo Governo do Estado por meio do Proesporte, programa que conta com patrocínio da Copel e fomenta iniciativas esportivas em diferentes regiões do Paraná. Entre os destaques da equipe brasileira esteve Leonardo Sebastião, de 14 anos, atleta revelado pelos projetos sociais da Associação Kara Te Vida. Competindo nas modalidades Kata e Kumite, ele conquistou duas medalhas de ouro e garantiu o título continental nas duas categorias. Outro destaque foi Isabelly Martin, de 9 anos, integrante do projeto Karatê no Meu Bairro, que conquistou a medalha de ouro no Kata Feminino em sua categoria. Além das medalhas individuais, o desempenho da equipe contribuiu para que o Brasil encerrasse a competição na terceira colocação geral entre as nações participantes. Atualmente, cerca de 110 crianças e adolescentes são atendidos gratuitamente pelos projetos desenvolvidos em Apucarana. Além da formação esportiva, as atividades promovem valores como disciplina, respeito, cidadania e desenvolvimento pessoal. (Repórter: Gustavo Vaz)