Aulas são retomadas em cinco escolas estaduais de Rio Bonito do Iguaçu

12/11/2025
As escolas estaduais de Rio Bonito do Iguaçu seguem retomando as aulas de forma gradativa, depois do tornado que atingiu o município na sexta-feira. Nesta quarta, quatro colégios voltam a receber os estudantes: Pinhalzinho, José Alves dos Santos, Iraci Salete Strozack e Sebastião E. da Costa. Segundo a Secretaria da Educação, a presença dos alunos será tratada com flexibilidade. Muitas famílias ainda enfrentam dificuldades, e ninguém será penalizado por não conseguir comparecer neste momento. Na terça, o Colégio Estadual Joaquim Nazario Ribeiro, que atende 115 estudantes, foi o primeiro a retomar as atividades. Na quinta, será a vez do Colégio Ireno Alves dos Santos. Já o Colégio Ludovica Safraider, o mais afetado, segue sem previsão de volta às aulas presenciais. Os alunos do Ludovica e aqueles que dependem do transporte escolar, que teve parte da frota danificada, estão sendo atendidos com planos de estudo impressos e, quando possível, aulas remotas. O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, disse que a prioridade é garantir segurança e acolhimento // SONORA RONI MIRANDA //

O Governo do Estado anunciou também o investimento de 10 milhões de reais para reconstruir o Colégio Ludovica Safraider. A obra, executada pelo Fundepar, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional, inclui a reconstrução de blocos de salas, troca completa do telhado, reforma elétrica, climatização e um novo ginásio de esportes.

Equipes do programa Mãos Amigas, formadas por pessoas privadas de liberdade, e técnicos do Fundepar e do Instituto Água e Terra seguem atuando na limpeza, retirada de entulhos e recuperação das estruturas danificadas. (Repórter: Gabriel Ramos)