Bombeiros do Paraná participam de simulado com corporações de SC e RS para resposta a desastres

12/06/2026
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, CBMPR, realizou nesta sexta-feira uma reunião com os participantes do primeiro Simulado Integrado de Atendimento a Desastres da Região Sul para avaliar a atuação das equipes, consolidar aprendizados e identificar oportunidades de aprimoramento para os próximos exercícios previstos pelo grupo nacional de Resposta em Ações Integradas para Atuação em Situações de Desastres. O treinamento ocorreu nesta semana, entre terça e quinta-feira, em Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul, e reuniu bombeiros militares do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul em um exercício de grande porte voltado à resposta conjunta a desastres. Embora os Corpos de Bombeiros Militares brasileiros compartilhem a mesma base doutrinária, diferenças regionais e operacionais podem influenciar detalhes da atuação. Além de testar protocolos e sistemas de comando, o treinamento também serviu para ampliar a experiência operacional dos bombeiros participantes. O simulado no Rio Grande do Sul foi o primeiro de uma série de três exercícios conjuntos previstos para a Região Sul dentro do Respad. (Repórter: Victor Luís)