Centrais de atendimento orientam e tiram dúvidas sobre o coronavírus
15/04/2020
Estudantes e profissionais da área da saúde estão disponíveis 24 horas por dia para tirar as dúvidas dos paranaenses sobre o novo coronavírus. Centrais de atendimento foram instaladas pelo Governo do Estado em sete regiões para esclarecer a população sobre a pandemia da Covid-19, orientar sobre os cuidados necessários e também fazer uma espécie de triagem para quem tem os sintomas da doença. Em Curitiba, o trabalho é coordenado pela Ouvidoria Geral de Saúde do Paraná, da Secretaria de Estado da Saúde. A Ouvidoria de Saúde ganhou um reforço de 30 estudantes dos últimos períodos de medicina, que se revezam em quatro turnos para tirar as dúvidas que chegam pelos telefones 0800 644 44 14 ou (41) 99117-3500, pelo Whatsapp (41) 3330-4414 ou pelo site www.saude.pr.gov.br, no link da Ouvidoria. De acordo com o ouvidor-geral de Saúde do Paraná, Yohhan Garcia de Souza, as pessoas são orientadas corretamente quando buscar o pronto-atendimento ou quando os sintomas podem ser de outras síndromes respiratórias. Desta forma, são menos pessoas saindo na rua ou indo à Unidade de Saúde, o que pode colocar elas ou os outros em risco.// SONORA YOHHAN GARCIA DE SOUZA.//
As Universidades Estaduais de Londrina, de Maringá, Ponta Grossa, do Centro-Oeste, do Oeste do Paraná e do Norte do Paraná também montaram centrais de atendimento para orientar a população. Professores e alunos atuam em conjunto com as prefeituras e Regionais de Saúde. Na UEPG, o serviço iniciou na quarta-feira, no número 0800 200 4300. Em Guarapuava, na região central do Estado, três professores e 12 estudantes do quarto e do quinto anos do curso de Enfermagem da Unicentro começaram no dia 2 de abril os atendimentos em um call center, que vai operar como um complemento à Central de Atendimento para pessoas com dúvidas ou sintomas do novo coronavírus instalada pela Prefeitura, que funciona pelo número 0800 642 0019. A coordenadora institucional do projeto de extensão, professora Alexandra Madureira, do Departamento de Enfermagem, explicou que eles atuam de segunda a domingo, fazendo ligações ou retornando os telefonemas de pessoas de Guarapuava que ligaram para a central da prefeitura.// SONORA ALEXANDRA MADUREIRA.//
No Norte Pioneiro do Estado, a UENP iniciou, no começo do mês, uma Central de Informações sobre a doença covid-19. A central atende pelo número 0800 645 1525. A Universidade Estadual de Maringá criou uma plataforma digital com uma rede de atendimento remoto que tira dúvidas sobre a Covid-19. O portal de Evidências Científicas pode ser acessado no www.cpr.uem.br e traz textos de estudantes e professores falando sobre a prevenção, cuidados e combate à pandemia. Cerca de 20 bolsistas e voluntários participam do projeto UEL pela Vida, contra o Coronavírus, que leva informações e apoio à população por meio de call center. Uma equipe de cinco profissionais e estudantes da área de saúde faz o atendimento pelo número 0800 400 1234. Para atender à região Oeste, a Unioeste instalou duas linhas telefônicas, uma na cidade de Cascavel, que funciona no 0800 200 4501, e outra em Foz do Iguaçu, pelo número 0800 200 4502. (Repórter: Amanda Laynes)
As Universidades Estaduais de Londrina, de Maringá, Ponta Grossa, do Centro-Oeste, do Oeste do Paraná e do Norte do Paraná também montaram centrais de atendimento para orientar a população. Professores e alunos atuam em conjunto com as prefeituras e Regionais de Saúde. Na UEPG, o serviço iniciou na quarta-feira, no número 0800 200 4300. Em Guarapuava, na região central do Estado, três professores e 12 estudantes do quarto e do quinto anos do curso de Enfermagem da Unicentro começaram no dia 2 de abril os atendimentos em um call center, que vai operar como um complemento à Central de Atendimento para pessoas com dúvidas ou sintomas do novo coronavírus instalada pela Prefeitura, que funciona pelo número 0800 642 0019. A coordenadora institucional do projeto de extensão, professora Alexandra Madureira, do Departamento de Enfermagem, explicou que eles atuam de segunda a domingo, fazendo ligações ou retornando os telefonemas de pessoas de Guarapuava que ligaram para a central da prefeitura.// SONORA ALEXANDRA MADUREIRA.//
No Norte Pioneiro do Estado, a UENP iniciou, no começo do mês, uma Central de Informações sobre a doença covid-19. A central atende pelo número 0800 645 1525. A Universidade Estadual de Maringá criou uma plataforma digital com uma rede de atendimento remoto que tira dúvidas sobre a Covid-19. O portal de Evidências Científicas pode ser acessado no www.cpr.uem.br e traz textos de estudantes e professores falando sobre a prevenção, cuidados e combate à pandemia. Cerca de 20 bolsistas e voluntários participam do projeto UEL pela Vida, contra o Coronavírus, que leva informações e apoio à população por meio de call center. Uma equipe de cinco profissionais e estudantes da área de saúde faz o atendimento pelo número 0800 400 1234. Para atender à região Oeste, a Unioeste instalou duas linhas telefônicas, uma na cidade de Cascavel, que funciona no 0800 200 4501, e outra em Foz do Iguaçu, pelo número 0800 200 4502. (Repórter: Amanda Laynes)


