Colégio indígena do Paraná é reconhecido por ações de permanência no ensino noturno

12/06/2026
Uma comitiva do Colégio Estadual Indígena Fẽg Prág Fernandes, de Laranjeiras, no Centro-Sul do Estado, esteve em Brasília, nesta semana, para receber o reconhecimento pela participação no programa Ensino Médio Mais, do Ministério da Educação. A iniciativa apoia escolas públicas que ofertam o Ensino Médio no período noturno e viabilizam práticas pedagógicas para manutenção dos estudantes na instituição. Atendendo jovens indígenas Kaingang, o colégio adaptou o ensino à realidade da comunidade, cujos estudantes mantêm forte vínculo com a cultura local e precisam conciliar os estudos com o trabalho, as responsabilidades familiares e as práticas culturais tradicionais. Estiveram em Brasília a diretora, uma professora e uma aluna representando o colégio, além do técnico pedagógico do Ensino Médio na Secretaria de Estado de Educação do Paraná, Alencar Caleffi, que destacou a contribuição do Ensino Médio Mais para o desenvolvimento de ações pedagógicas e inovadoras para os estudantes do noturno. // SONORA ALENCAR CALEFFI //

Para a diretora do colégio, Rainilda Müller, foi um momento de muito orgulho para a comunidade escolar. // SONORA RAINILDA MULLER //

A aluna Leidiane Bernardo, 17 anos, da  3ª série do Ensino Médio, foi escolhida para acompanhar o evento. // SONORA LEIDIANE BERNARDO //

Muitos estudantes do colégio acumulam diferentes responsabilidades na comunidade como a participação em atividades comunitárias e o fomento de práticas culturais, incluindo a produção de artesanato, fatores que, eventualmente, podem impactar na frequência escolar. Para a professora Diomara Lourenço, que também pertence à etnia Kaingang, participar desse momento reforçou a importância da valorização cultural e o orgulho de poder aplicar elementos da própria cultura no trabalho pedagógico. // SONORA DIOMARA LOURENÇO //

O programa Ensino Médio Mais, instituído pelo MEC, teve sua primeira edição no exercício 2024-2026. (Repórter: Victor Luís)