Com 2 milhões de atendimentos no 190, PM garante resposta rápida aos cidadãos

27/12/2022
A Polícia Militar do Paraná fez mais de 2 milhões de atendimentos em todo o Estado pelo telefone 190 durante todo o ano de 2022. Ao todo, diariamente, foram 5.751 acionamentos ao Copom, Centro de Operações Policiais Militares. Os dados são até a metade de do mês de dezembro. O total de atendimentos se refere às ligações feitas para o 190 e que passaram pela Unidade de Resposta Audível, uma tecnologia implantada na PM que permite que o cidadão interaja com o atendente virtual e seja direcionado para um atendimento especializado na necessidade. Além disso, esse atendimento permite que os atendimentos humanizados feitos pelos policiais militares sejam específicos para situações urgentes ou emergentes e que necessitem de resposta imediata, conforme explicou o responsável pelo Copom, major Luciano Cordeiro. //SONORA MAJOR LUCIANO CORDEIRO//

O telefone 190 atende 105 cidades de Curitiba, Região Metropolitana, Litoral, Sul do Paraná e região de Loanda, no Noroeste. Já nos demais municípios, o acionamento é direcionado para o Batalhão da Polícia Militar mais próximo. Já o aplicativo para celulares APP190 pode ser acessado em todo o Paraná. Em 2022, já são 64.395 acionamentos, uma média de 176 por dia. A plataforma possibilita, além do acionamento, o envio de fotos, áudios e vídeos facilitando, inclusive, a ação policial na ocorrência. Segundo o Major, o aplicativo já está sendo bastante utilizado pela população e possibilita um detalhamento maior das ocorrências. Ele lembrou que as pessoas já tenham o aplicativo instalado no celular. //SONORA MAJOR LUCIANO CORDEIRO//

Com a implementação da Unidade, a quantidade de trotes para o telefone 190 caiu consideravelmente, mas ainda acontece. Neste ano, foram mais de 20 mil trotes, que não apenas ocupam a linha mas também prejudicam a atuação policial, como contou o Major Cordeiro. //SONORA MAJOR LUCIANO CORDEIRO//

Ao longo de todo o ano de 2022, a ocorrência mais registrada, tanto nas ligações quanto pelo APP190, foi perturbação do sossego, com 160.939 acionamentos, seguida de violência doméstica, ameaça, lesão corporal, furto e roubo. (Repórter: Flávio Rehme)