Com apoio do Estado, Guarapuava inicia atividades do Coworking Municipal
19/06/2026
O Guará HUB, centro de inovação em Guarapuava, na região Centro-Sul do Estado, inaugurou nesta quinta-feira o Coworking Municipal, um espaço de trabalho colaborativo da cidade. O centro de inovação foi implementado com o uso de repasses do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial, que investiu 2 milhões e 400 mil reais para viabilizar a estrutura e aquisição de equipamentos. O investimento do Estado aconteceu em dois repasses, sendo o primeiro através de um convênio de um milhão e 500 mil reais, e o segundo, de 995 mil, por meio do Pacto Pela Inovação e Fundo a Fundo, novo modelo de repasses utilizado pela Secretaria, sem necessidade de convênios, tornando o processo mais ágil e acessível. O Coworking Municipal faz parte dos espaços do Guará HUB, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O ambiente tem como objetivo promover a troca de experiências, o trabalho conjunto e o desenvolvimento de ideias e projetos inovadores. Também será uma peça importante no fomento da política de inovação na região. Tendo como foco fortalecer o ecossistema local e promover o desenvolvimento de ideias e ações de inovação, tecnologia, ciência e empreendedorismo inovador, o centro pode ser utilizado pela comunidade em geral, principalmente alunos, professores, pesquisadores, empreendedores e startups. O espaço fica aberto ao público da cidade de forma gratuita de segunda a sexta, das oito da manhã às cinco da tarde, sendo necessário fazer a reserva de forma antecipada. (Repórter: Victor Luís)


