Com atendimento virtual, Paraná participa de projeto-piloto que moderniza contato com Rede Sine

22/05/2023
Representantes do Ministério do Trabalho e Emprego e da Dataprev se reuniram nesta segunda-feira com diretores da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, no Palácio das Araucárias, para formalizar a participação do Paraná em um projeto-piloto para modernização do atendimento no Sine Estadual. Em decorrência do desempenho do Paraná em colocar pessoas no mercado de trabalho através das Agências do Trabalhador e postos de atendimento, o estado foi escolhido pelo Ministério para participar do projeto de implantação de um novo modelo de intermediação de mão de obra, com maior autonomia para as empresas e também para os trabalhadores. A mudança vai permitir alcançar vagas melhores e que habitualmente não passam pelas unidades de atendimento. Além da melhoria do atendimento presencial, serão ofertadas vagas de forma remota, por meio de aplicativo. O novo sistema também vai utilizar Carteira de Trabalho Digital e E-social. Em linhas gerais, o empregador vai poder oferecer uma vaga por meio virtual e dar andamento ao processo de contratação pelo sistema digital. O trabalho de pré-seleção de candidatos, até então feito por agentes Sine, passa a ser feito pela própria empresa quando ela estabelece requisitos que devem constar no currículo do candidato. No mês de abril, o Paraná encaixou 12 mil 680 pessoas no mercado de trabalho, com ampla vantagem sobre São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul, Bahia e Mato Grosso do Sul. (Repórter: Nathália Gonçalves)