Com desconto do leilão, menor tarifa do Lote 1 será de R$ 7,51

25/08/2023
Com a nova concessão das rodovias do Lote 1, definida nesta sexta-feira, as tarifas nas praças de pedágio do Paraná ficarão até 38,18% mais baratas em comparação com a última tarifa cobrada, em novembro de 2021, ainda nos contratos antigos. O grupo Pátria, vencedor da disputa, ofereceu um desconto total de 18,25% à tarifa-base por quilômetro rodado de contrato, que será de aproximadamente 9 centavos por quilômetro. Isso representa um valor 65% menor do que a tarifa por quilômetro rodado que seria cobrada se o Anel de Integração ainda existisse ou 54% menor do que a última tarifa por quilômetro rodado cobrada. Com o lance vencedor, a tarifa no pedágio de Porto Amazonas na BR-277 foi a que teve maior desconto na comparação com os valores cobrados no contrato anterior, caindo de 15 reais e 30 centavos para aproximadamente 9 reais e 46 centavos, levando em conta a nova tarifa-base de aproximadamente 9 centavos por quilômetro rodado de pista simples. O pedágio em Imbituva, na BR-373, vai cair de 13 reais e 40 centavos para aproximadamente 8 reais e 67 centavos, um desconto de 35,33%. Na praça da Lapa, na BR-476, o valor cobrado vai cair 35,29%, de 15 reais e 30 centavos para 9 reais e 90 centavos. Na BR-277 em Irati, a redução vai ser de 34,11%, caindo de 13 reais e 40 centavos para 8 reais e 83 centavos, e em São Luiz do Purunã a queda será de 21,74%, saindo de 9 reais e 60 centavos para cerca de 7 reais e 51 centavos. Ainda não há uma data definida para que as novas tarifas comecem a ser cobradas. A empresa vencedora assume a concessão após a assinatura do contrato. Até lá, alguns ritos legais ainda devem ser cumpridos, como a publicação da Ata de Julgamento do Leilão em 8 de setembro e a publicação do julgamento dos recursos pela ANTT no dia 5 de outubro. No dia 27 de outubro o resultado deve ser homologado e até o dia 29 de dezembro deve ocorrer a assinatura do contrato. Essas datas estão sujeitas a alterações. O grupo vai administrar 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais do Paraná pelos próximos 30 anos. Ao longo do período, a concessionária deverá investir cerca de 7 bilhões e 900 milhões de reais em obras e 5 bilhões e 200 milhões em manutenção em trechos da BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427. Neste lote, 344 quilômetros serão duplicados e 210 quilômetros receberão faixas adicionais. Também estão previstos 44 quilômetros de novos acostamentos, 31 quilômetros de novas vias marginais, 27 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e passarelas. O leilão da próxima concessão está marcado para 29 de setembro. O Lote 2 engloba 605 km de extensão de rodovias de Curitiba ao Litoral, Ponta Grossa-Jaguariaíva, nos Campos Gerais, Jaguariaíva-Ourinhos e Ourinhos-Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro. Somando todos os lotes, os investimentos devem ultrapassar os 50 bilhões de reais pelos próximos 30 anos. (Repórter: Nathália Gonçalves)