Com destaque ambiental, medição mostra evolução da duplicação da Rodovia das Cataratas

25/04/2023
Os projetos para redução dos impactos ambientais na obra de duplicação da Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu, foram o destaque da última medição, realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, DER/PR. A construção das passa-faunas saltou de 18% para 38%, enquanto os projetos de melhorias ambientais ultrapassaram 52% de conclusão. Serão três corredores para passagens de animais de um lado para o outro da rodovia, sendo duas passa-faunas – de 46m e 65m de comprimento –, ambas no formato de galeria celular, no qual a travessia dos animais é realizada por baixo da rodovia. A nova Ponte do Rio Tamanduá também terá um vão livre, funcionando como meio de deslocamento da fauna. A execução das obras com menor impacto ao meio-ambiente possível é uma premissa da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná. Por isso, desde o início do canteiro de obras em setembro de 2022, o foco dos trabalhos está voltado principalmente para os projetos ambientais. O DER/PR também realiza o manejo da fauna e controle de atropelamentos, além de monitoramento arqueológico. Outros serviços que estão avançando significativamente são as obras de arte especiais, alcançando 16%, segundo a medição. Serão cinco obras de arte especiais no total, sendo quatro viadutos e uma ponte sobre o Rio Tamanduá. Somando serviços de terraplanagem, pavimentação, implantação de calcadas, ciclovias, iluminação e sinalização, a obra está com um total de 9,65% de conclusão. Já foram iniciados trabalhos em 7,12 km dos 8,7 km que serão duplicados da BR-369, entre o portal de entrada do Parque Nacional do Iguaçu até trevo de acesso à Argentina. O investimento na Rodovia das Cataratas é de quase 130 milhões de reais, fruto de uma parceria entre governo estadual, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, governo federal e a Itaipu Binacional, com a hidrelétrica responsável pelos recursos. O prazo de entrega é março de 2024. O projeto prevê duplicação da rodovia com alargamento para os dois lados, ocupando toda a faixa de domínio até o acesso ao Parque Nacional do Iguaçu. Sendo duas pistas por sentido, com 3,60 m de largura cada faixa, separadas por barreira de concreto com largura total de 61 cm e acostamento interno com 60 cm de largura e acostamentos externos com 2 m de largura. Já as vias marginais terão uma pista de rolamento com 7 m, passeios com 1,60 m e ciclovias bidirecional com 3 m ao nível da pista ou, passeios compartilhados com largura média de 3 m. (Repórter: Victor Luís)