Com investimento de R$ 36 milhões, Estado inicia obras em rodovias no Noroeste

15/03/2023
O Governo do Estado, por meio do DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, iniciou as obras de conservação de 238 quilômetros de rodovias estaduais da região Noroeste. Os serviços vão beneficiar diretamente mais de 170 mil habitantes de 17 municípios, além do tráfego de longa distância. O Governo do Paraná está investindo 36 milhões de reais nos reparos de nove rodovias para garantir mais segurança e conforto aos usuários. Inicialmente, serão operações tapa-buracos nas rodovias com maior necessidade de reparos, já em andamento na PR-463. Nas próximas semanas, o DER/PR vai atender a PR-317, PR-454 e PR-218. Ainda estão previstas no pacote de obras os trechos da PR-340, PR-458, PR-461, PR-542 e PR-935. Esta etapa inicial, com os trabalhos de tapa-buracos, é parte dos serviços de reparação para segurança aos usuários. O objetivo é garantir a trafegabilidade na via antes do início dos reparos mais complexos, como reperfilagem do asfalto e remendos profundos. Também estão previstas melhorias no sistema de drenagem e restauração da sinalização horizontal. O prazo para conclusão é de um ano. As obras estão inclusas no Lote C da Superintendência Regional Noroeste do DER/PR, dentro do programa de conservação de pavimentos Proconserva. Já foram contratados três lotes do programa de conservação no Noroeste do Estado. Os lotes A e B, de rodovias estaduais nos arredores de Paranavaí, contemplam 592 quilômetros, com um investimento de cerca de 36 milhões, do Governo do Paraná. Já o chamado lote único, que foi a primeira iniciativa dentro do programa, atende 307 quilômetros de rodovias entre Tapira e Cianorte, com um contrato de cerca de 53 milhões. O Proconserva é um programa intermediário, visando garantir a conservação e boas condições de segurança das rodovias estaduais, enquanto está em elaboração o próximo programa de conservação. Para esta nova iniciativa estão em desenvolvimento projetos que irão contemplar soluções mais modernas, embasadas por uma cuidadosa análise das condições do pavimento da malha estadual. Será uma nova modelagem para este tipo de contrato, com indicadores de desempenho e resultados mais eficazes e duradouros. (Repórter: Nathália Gonçalves)