Contorno, conexões diretas e trânsito mais rápido: RMC tem cinco obras no pacotão do Estado
07/02/2023
O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta terça-feira grandes obras para a Região Metropolitana de Curitiba. São cinco grandes intervenções: a construção do novo Contorno Sul de Curitiba, a pavimentação entre São José dos Pinhais e Mandirituba, a nova ligação entre Pinhais e Curitiba, duas trincheiras na Linha Verde e mais um trecho da duplicação da Rodovia da Uva. Os investimentos previstos na região podem chegar a um bilhão e 300 milhões de reais. Segundo o governador, o maior investimento será a implantação do novo Contorno Sul, estimado em 550 milhões de reais. Também chamado de Corredor Metropolitano, o projeto será uma continuação da atual PR-423, na ligação entre a Rodovia do Xisto, em Araucária, com Curitiba e Fazenda Rio Grande, na BR-116. //SONORA RATINHO JUNIOR//
O novo trecho contará com pavimento em concreto e vai funcionar como um segundo anel de desvio na região sul da Capital, tirando cerca de 25% do tráfego do atual Contorno Sul na interseção com a BR-116, na região da Ceasa. O projeto executivo foi contratado pelo Governo do Estado por meio da Amep, Agência de Assuntos Metropolitanos. Todos os mais de 9 quilômetros de extensão serão em pista dupla, com ciclovias na marginal, iluminação pública e dispositivos de segurança. O projeto deverá ser entregue no segundo semestre de 2023 e a obra, estimada em cerca de 550 milhões de reais, já inclui os custos de desapropriação de áreas às margens da rodovia. A contratação deve ocorrer no começo de 2024. Outra obra importante será a implantação do Sistema Viário Curitiba-Pinhais. O antigo autódromo de Pinhais vai se tornar um complexo comercial e habitacional de grande porte, e a ligação dele com a Capital dependerá de ampliação viária, inclusive no transporte coletivo. O Governo do Estado vai contratar a execução da obra, prevista em aproximadamente 185 milhões de reais. O projeto executivo foi doado pela empresa responsável como contrapartida para liberação da construção do empreendimento. De acordo com Ratinho Junior, a obra em si prevê a construção de novas ruas, viadutos, rotatórias, ciclovias e requalificação urbana em um trecho de aproximadamente três quilômetros. Além de resolver um gargalo viário, a intervenção também vai estender a canaleta exclusiva de ônibus da Avenida Presidente Affonso Camargo até o Terminal de Pinhais pela Avenida Ayrton Senna da Silva, dando mais agilidade ao deslocamento dos ônibus entre os dois municípios. //SONORA RATINHO JUNIOR//
A PR-417, entre Curitiba e Colombo, conhecida como Rodovia da Uva, já foi parcialmente duplicada entre o Contorno Norte de Curitiba e a Rua Orlando Ceccon. Agora esse projeto terá continuidade, envolvendo um trecho de mais de 4 quilômetros entre a Rua Theodoro Makiolka e o Contorno Norte. Ao final da obra, o trecho contará com seis pistas, sendo três em cada sentido, o que aumentará a capacidade de tráfego de veículos que circulam pela movimentada região, que é uma das principais ligações entre os municípios da Região Metropolitana de Curitiba. A expectativa é de que a contratação ocorra no primeiro semestre de 2023, com investimento de aproximadamente 363 milhões de reais, conta Ratinho Junior. //SONORA RATINHO JUNIOR//
Outro projeto que atende uma demanda histórica da população da Região Metropolitana de Curitiba, cujo projeto foi contratado em 2021, é a pavimentação da rodovia de ligação entre Mandirituba e São José dos Pinhais. //SONORA RATINHO JUNIOR//
O trecho parte do trevo da Volkswagen-Audi, na BR-376, em São José dos Pinhais, até a Rua Gilberto Palu, em Mandirituba, na ligação com a BR-116, com ciclovias em toda a sua extensão. A estrada passa pela Colônia Marcelino, local de grande potencial para o turismo rural e religioso, cria uma via alternativa para os municípios de Quintandinha, Agudos do Sul, Piên, Campo do Tenente e Rio Negro, localizado no chamado segundo anel da RMC, além de ser utilizada por agricultores rurais. A extensão que receberá a obra é de aproximadamente 26 quilômetros e o investimento do Governo do Estado, cujo contrato deve ser firmado no segundo semestre, está estimado em 95 milhões de reais. Outras novas obras importantes para Curitiba e RMC serão duas trincheiras na Linha Verde, interligando as ruas Omar Raymundo Pichet com Mal. Althair Roszanniy e Rua Barão do Santo Ângelo com Rua Ipiranga, além de adequação dos acessos, no bairro Xaxim. O investimento, estimado em 121 milhões de reais, somando desapropriações e as obras em si, será executado a partir de um convênio entre o Estado e a Prefeitura de Curitiba. //SONORA RATINHO JUNIOR//
Os novos investimentos acompanham o crescimento da Região Metropolitana de Curitiba, que ganhou 523.591 novos habitantes em 12 anos. A estimativa está na prévia do Censo Demográfico 2022, divulgada no fim do ano passado pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os 29 municípios da RMC somam 3.742.171 habitantes, 16% superior ao registrado em 2010, ano do último Censo, que reuniu 3.218.580 habitantes. É a região com maior densidade populacional do Paraná: 31,6% dos 11.835.379 de cidadãos. O ganho equivale quase a uma Londrina, único município do Interior com mais de meio milhão de habitantes. Além das obras anunciadas nesta terça, também estão em andamento outros grandes projetos para a região, como a duplicação da Rodovia dos Minérios, entre Curitiba e Almirante Tamandaré, a construção do Viaduto do Bradesco, em São José dos Pinhais, dos novos terminais de São José dos Pinhais e Piraquara, além da implantação da Reserva Hídrica do Iguaçu, um corredor de biodiversidade com 150 quilômetros de extensão que atravessa a RMC. (Repórter: Alexandre Nassa)
O novo trecho contará com pavimento em concreto e vai funcionar como um segundo anel de desvio na região sul da Capital, tirando cerca de 25% do tráfego do atual Contorno Sul na interseção com a BR-116, na região da Ceasa. O projeto executivo foi contratado pelo Governo do Estado por meio da Amep, Agência de Assuntos Metropolitanos. Todos os mais de 9 quilômetros de extensão serão em pista dupla, com ciclovias na marginal, iluminação pública e dispositivos de segurança. O projeto deverá ser entregue no segundo semestre de 2023 e a obra, estimada em cerca de 550 milhões de reais, já inclui os custos de desapropriação de áreas às margens da rodovia. A contratação deve ocorrer no começo de 2024. Outra obra importante será a implantação do Sistema Viário Curitiba-Pinhais. O antigo autódromo de Pinhais vai se tornar um complexo comercial e habitacional de grande porte, e a ligação dele com a Capital dependerá de ampliação viária, inclusive no transporte coletivo. O Governo do Estado vai contratar a execução da obra, prevista em aproximadamente 185 milhões de reais. O projeto executivo foi doado pela empresa responsável como contrapartida para liberação da construção do empreendimento. De acordo com Ratinho Junior, a obra em si prevê a construção de novas ruas, viadutos, rotatórias, ciclovias e requalificação urbana em um trecho de aproximadamente três quilômetros. Além de resolver um gargalo viário, a intervenção também vai estender a canaleta exclusiva de ônibus da Avenida Presidente Affonso Camargo até o Terminal de Pinhais pela Avenida Ayrton Senna da Silva, dando mais agilidade ao deslocamento dos ônibus entre os dois municípios. //SONORA RATINHO JUNIOR//
A PR-417, entre Curitiba e Colombo, conhecida como Rodovia da Uva, já foi parcialmente duplicada entre o Contorno Norte de Curitiba e a Rua Orlando Ceccon. Agora esse projeto terá continuidade, envolvendo um trecho de mais de 4 quilômetros entre a Rua Theodoro Makiolka e o Contorno Norte. Ao final da obra, o trecho contará com seis pistas, sendo três em cada sentido, o que aumentará a capacidade de tráfego de veículos que circulam pela movimentada região, que é uma das principais ligações entre os municípios da Região Metropolitana de Curitiba. A expectativa é de que a contratação ocorra no primeiro semestre de 2023, com investimento de aproximadamente 363 milhões de reais, conta Ratinho Junior. //SONORA RATINHO JUNIOR//
Outro projeto que atende uma demanda histórica da população da Região Metropolitana de Curitiba, cujo projeto foi contratado em 2021, é a pavimentação da rodovia de ligação entre Mandirituba e São José dos Pinhais. //SONORA RATINHO JUNIOR//
O trecho parte do trevo da Volkswagen-Audi, na BR-376, em São José dos Pinhais, até a Rua Gilberto Palu, em Mandirituba, na ligação com a BR-116, com ciclovias em toda a sua extensão. A estrada passa pela Colônia Marcelino, local de grande potencial para o turismo rural e religioso, cria uma via alternativa para os municípios de Quintandinha, Agudos do Sul, Piên, Campo do Tenente e Rio Negro, localizado no chamado segundo anel da RMC, além de ser utilizada por agricultores rurais. A extensão que receberá a obra é de aproximadamente 26 quilômetros e o investimento do Governo do Estado, cujo contrato deve ser firmado no segundo semestre, está estimado em 95 milhões de reais. Outras novas obras importantes para Curitiba e RMC serão duas trincheiras na Linha Verde, interligando as ruas Omar Raymundo Pichet com Mal. Althair Roszanniy e Rua Barão do Santo Ângelo com Rua Ipiranga, além de adequação dos acessos, no bairro Xaxim. O investimento, estimado em 121 milhões de reais, somando desapropriações e as obras em si, será executado a partir de um convênio entre o Estado e a Prefeitura de Curitiba. //SONORA RATINHO JUNIOR//
Os novos investimentos acompanham o crescimento da Região Metropolitana de Curitiba, que ganhou 523.591 novos habitantes em 12 anos. A estimativa está na prévia do Censo Demográfico 2022, divulgada no fim do ano passado pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os 29 municípios da RMC somam 3.742.171 habitantes, 16% superior ao registrado em 2010, ano do último Censo, que reuniu 3.218.580 habitantes. É a região com maior densidade populacional do Paraná: 31,6% dos 11.835.379 de cidadãos. O ganho equivale quase a uma Londrina, único município do Interior com mais de meio milhão de habitantes. Além das obras anunciadas nesta terça, também estão em andamento outros grandes projetos para a região, como a duplicação da Rodovia dos Minérios, entre Curitiba e Almirante Tamandaré, a construção do Viaduto do Bradesco, em São José dos Pinhais, dos novos terminais de São José dos Pinhais e Piraquara, além da implantação da Reserva Hídrica do Iguaçu, um corredor de biodiversidade com 150 quilômetros de extensão que atravessa a RMC. (Repórter: Alexandre Nassa)