Controladoria-Geral vai disciplinar contato de empresas com Governo do Estado
14/09/2020
A Controladoria-Geral do Estado vai estabelecer um protocolo para dar mais transparência ao contato de empresas com órgãos do Estado para garantir uma gestão pautada pela probidade e ética, uma das prioridades do Governo. O trabalho deve contar com a parceria da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais, Abrig, que vai colaborar na construção da proposta. Segundo o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, as conversas para definir os detalhes da parceria já foram iniciadas. // SONORA RAUL SIQUEIRA //
De acordo com a Abrig, o profissional de relações institucionais e governamentais, chamado de RIG, é o responsável por apresentar às autoridades as informações qualificadas e técnicas que auxiliam na tomada de decisão. De acordo com a diretora da associação, Katiane Gouvêa, a parceria reflete o perfil do Estado, que é considerado modelo para o país. Segundo ela, políticas públicas que regulamentam a atuação do RIG melhoram o ambiente produtivo, a economia, e influenciam as decisões dos investidores internacionais.
De acordo com a associação, o profissional de RIG atua diretamente na formulação de políticas públicas com o objetivo de melhorar as decisões, elevando as discussões com novas análises e pontos de vista. No mês passado, a Abrig lançou junto com a Associação Brasileira de Normas Técnicas a Prática Recomendada de RIG. A atividade foi reconhecida em 2018 pelo Ministério do Trabalho e está prevista na Classificação Brasileira de Ocupações. O papel do profissional de RIG também está previsto nas recomendações da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. (Repórter: Rodrigo Arend)