Copel vai investir R$ 205 milhões em novo sistema para modernizar atendimento a clientes

01/06/2023
A Copel está contratando um novo sistema de gestão para ampliar e modernizar o atendimento para toda a sua base de clientes, que hoje é de cerca de cinco milhões de unidades consumidoras e mais de 11 milhões de paranaenses. O edital de licitação, publicado no dia 29, prevê investimento na implantação e operação do novo sistema com um teto de 205 milhões de reais. O conjunto de soluções deve reduzir as etapas do atendimento ao consumidor de energia, integrar diferentes canais e ampliar a variedade de serviços disponíveis por meios digitais, tudo para conferir maior qualidade na experiência do consumidor. O presidente da Copel, Daniel Slaviero, destacou que esse projeto vem de encontro a um pacote de investimentos para melhor atender a população. // SONORA DANIEL SLAVIERO //
No novo sistema, omnichannel, o cliente da Copel vai poder, por exemplo, iniciar um pedido por um dos canais de comunicação e continuar por outro, sem perda das informações. A modernização envolve, principalmente, a transformação digital dos processos da Copel, sendo baseada em quatro grandes frentes: atendimento ao cliente em múltiplos canais; inteligência no cruzamento de informações sobre consumo; visão global das unidades consumidoras gerenciadas por um mesmo cliente; e faturamento e emissão de faturas impressas e digitais. A abertura das propostas acontece no próximo dia 3 de agosto. O período de implantação deve ocorrer em até dois anos e meio após a assinatura do contrato, com entregas de serviços ao longo da sua execução. A gestão financeira da distribuidora de energia também deve ter um salto de eficiência com a entrada em operação do novo sistema. Isso porque a solução vai melhorar ainda mais a integração de todos os processos que envolvem a gestão de valores, desde a leitura e medição até o faturamento, passando por questões fiscais, tributárias e de contabilidade. (Repórter: Gustavo Vaz)