Defesa Civil Estadual orienta prefeitos da RMC sobre possíveis efeitos do El Niño

10/06/2026
A preparação para os possíveis efeitos da passagem do El Niño pelo Paraná foi um dos principais assuntos da reunião dos prefeitos da  Amsulep, Associação dos Municípios da Região Sudoeste do Paraná, composta por 12 municípios, realizada nesta terça-feira em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Na plateia, estavam os prefeitos de Piên, Agudos do Sul, Contenda, São José dos Pinhais, Mandirituba, Araucária, Quitandinha e Rio Negro além de coordenadores municipais de Defesa Civil, e secretários municipais. O coronel Ivan Fernandes, coordenador Executivo da Defesa Civil Estadual, explicou que o objetivo foi reforçar as ações preventivas associadas à passagem do fenômeno. // SONORA IVAN FERNANDES //

Entre as iniciativas prioritárias estão o desassoreamento de rios e córregos, atualização do Plano de Contingência com o mapeamento das áreas de risco, da população vulnerável e do cadastro dos abrigos. A criação de fundos municipais de Defesa Civil para a transferência de repasses em casos de desastre e a execução de projetos preventivos em áreas de risco custeados pelo Fecap, Fundo Estadual para Calamidades Públicas, foram alguns dos destaques da conversa com os representantes do executivo. A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, destacou a importância de se preparar para os efeitos das mudanças climáticas. // SONORA NINA SINGER //

Já o prefeito de Contenda e presidente da  Amsulep, Antônio Digner, ressaltou que a conversa foi muito relevante para discutir ações e trocar informações. // SONORA ANTÔNIO DIGNER //

Desde março, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil intensificou a atuação voltada à preparação e mitigação de desastres naturais por meio dos 10 Núcleos de Atuação Regional. Sob a coordenação da coordenadoria já foram realizados dois simulados em áreas de risco em Morretes e Antonina, no Litoral. Em 2025 e 2026, o Fecap também destinou 16 milhões de reais para obras de prevenção de drenagem e reconstrução de pontes nos municípios de Londrina, Guaratuba e Espigão Alto do Iguaçu. (Repórter: Gustavo Vaz)