Destinos turísticos paranaenses se preparam para receber visitantes neste fim de ano

24/11/2022
Uma nova campanha publicitária lançada pelo Governo do Paraná, vai ao ar a partir desta quinta-feira e reforça o estímulo ao turismo no Estado. As peças da campanha, chamada “Viva o Turismo. Viva o Paraná”, vão ser veiculadas em televisão, rádio, jornais impressos e em mídias físicas espalhadas por mobiliários urbanos, outdoors e em aeroportos até o fim do ano, e convidam o público a acessar o site Viaje Paraná, que traz informações sobre todas as regiões paranaenses. O material publicitário destaca lugares bem conhecidos pelos turistas estrangeiros e de outros locais do país, como a Ilha do Mel, as Cataratas do Iguaçu e Curitiba, com os museus e gastronomia diversificada. Outros destinos que já possuem um público cativo e têm potencial para a expansão turística são as cachoeiras de Prudentópolis e Guaraqueçaba, o Canyon Guartelá, o Pico Paraná e o Rio Paraná. A nova campanha “Viva o Turismo. Viva o Paraná” faz parte da estratégia de fortalecimento do setor turístico iniciada pelo Governo do Estado em 2019. Um reflexo das medidas implantadas pelo Governo do Estado foi o crescimento de 27,5% de empresas registradas no Cadastur , Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos entre 2019 e 2021, fazendo com que o Paraná saltasse de pouco mais de 6 mil para 8 mil empresas registradas no setor, o que contribuiu com a rápida retomada econômica e a redução do desemprego no Estado, além da profissionalização dos agentes. De acordo com o IBGE, o turismo cresceu 33,8% no Paraná neste ano entre janeiro e setembro, comparado com o ano passado. Grande parte desse volume é impulsionado pelas Cataratas. No acumulado do ano, de janeiro a outubro, a unidade de conservação recebeu um milhão, 114 mil e 704 visitantes. Comparando com 2019, ano em que mais de um milhão e 600 mil pessoas estiveram no parque no mesmo período, e o melhor da história do parque, a recuperação do movimento foi de 68%. Desenvolvido pela Celepar, o portal Viaje Paraná oferece um calendário com as principais festas e atrações das cidades paranaenses nos destinos turísticos. Um diferencial é a possibilidade de verificar a quilometragem de um ponto a outro no Estado por meio da calculadora de distâncias, o que permite programar melhor o roteiro desejado. A página conta com 195 destinos, com conteúdos em português e traduzidos para o inglês. Desde que foi publicado, em fevereiro de 2019, o site já recebeu a visita de quase um milhão e 700 mil pessoas, com a visualização de mais de três milhões de páginas. O Viaje Paraná conta ainda com páginas no Facebook e no Instagram, que somam mais de 70 mil seguidores. Com a criação de cinco novas áreas próprias, o Paraná conta atualmente com 19 regiões turísticas, cada uma trabalhando com as próprias Instâncias de Governança Regionais. (Repórter: Flávio Rehme)