Duplicação da Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu, atinge 18,52%
14/09/2023
A duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu, atingiu em agosto a marca de 18,52% de execução. A obra é do DER/PR, Departamento de Estradas de Rodagem, com investimento da Itaipu Binacional. Os serviços estão concentrados atualmente na implantação das novas vias marginais. Depois de prontas, elas vão receber o tráfego de veículos no trecho e permitir a pavimentação das novas pistas no eixo central da rodovia. Nas marginais estão sendo executados serviços de terraplenagem, implantação de dispositivos de drenagem e também pavimentação. Estão em andamento as obras de arte especiais da duplicação, com destaque para a nova ponte do Rio Tamanduá, com serviços na mesoestrutura e concretagem de laje superior em ambas as margens, além de serviços de terraplenagem nas cabeceiras. No viaduto do quilômetro dois já foram executadas 88 estacas e estão sendo implantados os pilares da infraestrutura, enquanto no viaduto do quilômetro três foram iniciadas as fundações com execução das primeiras estacas. Nestes dois viadutos também estão sendo executados os aterros e implantado os dispositivos de contenção. Quanto aos dispositivos ambientais da obra, o passa fauna do quilômetro cinco teve suas galerias, paredes e lajes superiores concluídas em ambos os lados da rodovia, faltando somente ligar a estrutura sob o eixo da pista central, o que será realizado após desvio do tráfego para as marginais. Também são executados periodicamente os serviços de conservação da faixa de domínio da BR-469 no trecho em obras, o que inclui roçada, limpeza e desobstrução de sarjetas, limpeza de sinalização vertical e pintura de meio-fio. Na pista existente são realizados também serviços de tapa-buracos emergencial e renovação da pintura horizontal, com o pavimento devendo ser adequadamente restaurado na última etapa de pavimentação. O investimento na Rodovia das Cataratas é de 129 milhões de reais, fruto de uma parceria entre os governos estadual e federal e a Itaipu Binacional. As obras vão desde o portal de entrada do Parque Nacional do Iguaçu até o trevo de acesso à Argentina, passando ainda pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, em uma extensão de quase nove quilômetros. Está prevista a duplicação da rodovia com alargamento para os dois lados, sendo duas pistas por sentido e acostamentos internos e externos. Já as vias marginais vão contar com passeios e ciclovias bidirecionais ou passeios compartilhados. (Repórter: Felippe Salles)