Educação reforça ações para manter alunos em salas de aula

20/04/2022
Criado em 2019, o programa Presente na Escola, da secretaria estadual da Educação e do Esporte, vem se aprimorando cada vez mais para manter e atrair os estudantes da rede estadual de ensino. O programa mostra a importância da presença integral em sala de aula. Neste ano letivo de 2022, o objetivo principal é, justamente, a permanência dos estudantes, com um conjunto de estratégias, com busca ativa, para aumentar a participação e prevenir possíveis abandonos, sem esperar que eles aconteçam para agir, conforme explicou o coordenador do programa na Secretaria da Educação, Orivaldo Június Alexandre.// SONORA ORIVALDO ALEXANDRE.//

Para poder embasar o trabalho, tanto a Secretaria quanto os Núcleos Regionais de Educação e as escolas contam com a ferramenta Power BI, de Business Intelligence, na qual é possível monitorar diariamente a presença dos alunos e saber quais locais, colégios e turmas são pontos de atenção. Em posse desses dados, cada técnico do Presente na Escola, em cada um dos 32 NREs, faz a identificação das escolas e visita semanalmente cerca de dez delas, fazendo entrevistas para entender os motivos da situação identificada e dando o suporte para que o colégio desenvolva ações efetivas. Orivaldo citou, como exemplo, o caso dos alunos chamados “pula-pula”, que estão indo para escola, mas eventualmente também estão faltando sem motivo.// SONORA ORIVALDO ALEXANDRE.//

Isso pode ocorrer por diversos motivos e, por vezes, está no desinteresse ou na defasagem de determinado conteúdo pelo estudante. Nesses casos, a parte pedagógica atua em conjunto com o programa, oferecendo reforço ou mesmo tentando criar estratégias para motivá-los. Para alunos com defasagem, por exemplo, existe o programa Mais Aprendizagem, no contraturno, que auxilia o aluno a se recuperar dessa lacuna que ficou, tornando a aula mais interessante e objetiva para ele. Outros detalhes podem ser conferidos em educacao.pr.gov.br. (Repórter: Wyllian Soppa)