Em 100 dias de gestão, obras rodoviárias avançam no Norte e Norte Pioneiro
14/04/2023
Os primeiros 100 dias do ano foram significativos para o desenvolvimento da infraestrutura no Norte e Norte Pioneiro do Estado. A duplicação da PR-445, entre Mauá da Serra e Lerroville, teve avanços na construção do novo sistema de drenagem e obras de arte correntes, com execução de valetas de concreto e dos berços para implantação dos bueiros de concreto. Esses dispositivos evitam que a água das chuvas se acumule sobre o pavimento, danificando as pistas ou causando acidentes. Também foram iniciados os serviços para implantação de uma passa-fauna e da terraplanagem do trecho, nos locais onde será executada a plataforma da nova pista, paralela à atual. O próximo passo é enviar ao Instituto Água e Terra os relatórios de fauna para liberação de obras do trecho central. O Governo do Paraná está investindo 148 milhões de reais para duplicar 27 quilômetros da rodovia estadual. A obra terá ainda um viaduto no acesso a Tamarana, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, 11 retornos em nível, a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas e restauração da pista existente. No caso da PR-445, próximo a Irerê, distrito de Londrina, o Estado agiu rapidamente na obra emergencial de recuperação. Em duas semanas, o DER/PR solucionou o problema de rachaduras e afundamento do acostamento, causados por dano em bueiro de concreto sob a pista. No fim de março, o governador Ratinho Junior assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras no viaduto que dá acesso à PUC a partir da BR-369, em Londrina. O Viaduto da PUC seguirá o mesmo processo do Viaduto da Bratislava, que teve o trânsito liberado no meio de 2022, beneficiando o tráfego na região de Londrina e Cambé. Em março, o DER iniciou os serviços de conservação da PR-092, no Norte Pioneiro. As equipes estão com duas frentes de trabalho executando remendos, em Siqueira Campos e em Santo Antônio da Platina. A obra, que é parte do programa Proconserva, irá beneficiar cerca de 130 mil habitantes dos municípios de oito cidades, além de todos os condutores deste corredor logístico entre Paraná e o estado de São Paulo. O Norte e Norte Pioneiro vão receber o maior investimento do pacote de reforma de 195 pontes que o Estado está executando, considerada a maior da história do Paraná. Devem ser revitalizadas 44 pontes, viadutos, galerias e pontilhões, com investimento total de 34 milhões e 300 mil reais. Pelo Proconserva, o Lote C irá atender 15 rodovias estaduais na região, beneficiando mais de 433 mil habitantes de 22 municípios. Já o Lote D vai beneficiar mais de 900 mil habitantes de 23 cidades. O Lote A, já homologado, irá atender 15 municípios das duas regiões, beneficiando mais de 270 mil habitantes. O Estado ainda investiu em segurança viária e no atendimento das rodovias com serviços de guincho mecânico, inspeção de tráfego e atendimento a outros incidentes em 342 quilômetros de rodovias federais e estaduais que eram administradas pela Econorte, no contrato de pedágios do antigo Anel de Integração. Todos os detalhes você confere no site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)