Em encontro com APAEs, Piana reforça compromisso do Estado com a educação especial

26/06/2026
O governador em exercício Darci Piana participou nesta sexta-feira, em Cascavel, da reunião da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo da Federação das APAEs, Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Paraná. O encontro reuniu dirigentes de todo o Estado para discutir ações voltadas ao fortalecimento da rede de atendimento e das políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência. Durante a reunião, Piana reafirmou o compromisso do Governo do Paraná com a educação especial e destacou que o Estado mantém uma das maiores políticas de apoio às APAEs do País, tanto no custeio das instituições quanto na ampliação e modernização da estrutura física das escolas especiais. // SONORA DARCI PIANA //

O governador em exercício ressaltou que o Paraná investe de forma permanente na rede de educação especial. // SONORA DARCI PIANA //

Além do repasse anual para manutenção das escolas especializadas, o Estado executa um programa inédito de construção de novas sedes para as APAEs em parceria com os municípios e com a Assembleia Legislativa do Paraná. Atualmente, o Governo do Paraná investe mais de 60 milhões de reais na construção de 26 novas unidades da APAE em diferentes regiões do Estado. O apoio às APAEs integra uma política permanente do Governo do Estado para fortalecer a educação especial. Somente em 2026, estão previstos cerca de 540 milhões de reais em investimentos. A reunião realizada em Cascavel também serviu para alinhar estratégias entre a entidade e o Governo do Estado para ampliar o atendimento e fortalecer as políticas públicas voltadas à inclusão. (Repórter: Gustavo Vaz)