Estado abre processo eleitoral para o Colégio de Gestoras de Políticas para Mulheres
16/06/2026
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, abre nesta quarta-feira o processo eleitoral para a composição do Colégio de Gestoras de Políticas Públicas para Mulheres do Estado do Paraná, referente ao biênio 2026-2028. A iniciativa reforça a integração entre o Governo do Estado e os municípios na construção e fortalecimento das políticas públicas voltadas a este público. A participação no processo eleitoral é restrita aos municípios que possuem o Organismo de Políticas para Mulheres formalmente constituído e contam com uma gestora oficial designada para o setor. Para efetivar a habilitação, as cidades devem enviar a documentação exigida pela pasta entre esta quarta-feira e o próximo dia sete. A estrutura do Colégio de Gestoras busca contemplar a diversidade existente no Paraná, contando com representantes da esfera estadual e dos municípios. São escolhidas 15 gestoras municipais, distribuídas entre as cinco macrorregiões do Estado e distintas categorias populacionais, de modo a assegurar a participação de diferentes cidades. Todo o processo eleitoral ocorre de forma eletrônica. Antes da eleição, as candidatas também podem apresentar propostas em videoconferência organizada pela Secretaria da Mulher, proporcionando maior conhecimento sobre as candidaturas e suas propostas de atuação. O órgão promove a aproximação entre as gestoras municipais e a gestão estadual, contribuindo para a troca de experiências e o aprimoramento das ações desenvolvidas em todo o Paraná. (Repórter: Gustavo Vaz)


