Estado finaliza compra emergencial de insulina; distribuição às regionais de saúde já começou

26/07/2021
A Sesa, Secretaria estadual da Saúde, realizou uma compra emergencial de 38 mil canetas do medicamento Insulina, que faz parte do elenco do grupo 1A do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. O medicamento começou a ser distribuído para as 22 Regionais de Saúde do Paraná nesta segunda-feira.

O secretário da Saúde, Beto Preto, ressaltou a importância do medicamento para o tratamento dos pacientes que sofrem da diabetes tipo 1. Até esta quarta-feira todas as Regionais de Saúde já estarão com o medicamento para ser disponibilizado aos pacientes.

A insulina começou a faltar nas farmácias nacionais no mês passado, sendo que o paciente que fica sem o medicamento pode ter graves complicações para a saúde. Ela é usada quando o pâncreas para de produzir o hormônio. Nesse caso, a caneta de insulina rápida é uma companhia habitual e necessária para manter os níveis de glicose estáveis depois da ingestão de alimentos.

A compra emergencial, no valor de pouco mais de 1 milhão de reais, vai suprir a demanda do Estado por 30 dias. A Sesa segue solicitando ao Ministério da Saúde a previsão de envio de uma nova remessa, mas o órgão ainda não confirmou a data de entrega. (Repórter Felippe Salles)