Estado firma acordo e novo Viaduto do Orleans será construído pela Ecorodovias
15/06/2026
O Governo do Estado e o grupo Ecorodovias firmaram um acordo na Justiça Federal que vai resultar no investimento de R$ 45,2 milhões para construção do novo Viaduto do Orleans, em Curitiba, pondo fim há quase três décadas de impasses envolvendo os antigos contratos das concessões rodoviárias do Paraná. O acordo acaba com os litígios administrativos e judiciais das concessionárias Ecovia e Ecocataratas no antigo Anel de Integração, cujos contratos foram encerrados em 2021. A proposta foi submetida ao Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Estado do Paraná, PGE/PR, que desenhou o acordo entre o Estado, o Departamento de Estradas de Rodagem, DER/PR, a Agência Reguladora do Paraná, Agepar, o Ministério Público Federal e as concessionárias do grupo Ecorodovias. O acordo foi homologado pelos magistrados do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, da Justiça Federal da 4ª Região. O grupo Ecovia será responsável pela contratação da empresa ou consórcio que ficará encarregado da elaboração dos estudos e projeto executivo de engenharia, que serão analisados e aprovados pelo DER/PR, e também pela execução da obra em si, que será fiscalizada pelo órgão, garantindo o correto uso dos recursos. O acordo possui um escopo amplo, extinguindo dezenas de processos e ações civis públicas e populares contra as concessionárias, como as que envolvem os esquemas de corrupção investigados na Operação Integração, nulidade de aditivos e danos aos cofres públicos. Para mais informações, acesse: parana.pr.gov.br/aen. (Repórter: Victor Luís)


