Estado investe mais de R$ 545 milhões e apoio Curitiba em grandes projetos urbanos
11/06/2026
Desde 2019, o Governo do Estado, via Secretaria Estadual das Cidades, já investiu apenas em Curitiba R$ 545,9 milhões. Entre os recursos estão projetos em execução, em análise, licitação, concluídos ou em elaboração. A maior parte destes valores, R$ 346 milhões, foi destinada para pavimentação em vias urbanas. A Secid tem como função definir as políticas, o planejamento, execução, coordenação e o controle das atividades ligadas ao desenvolvimento urbano e regional, incluindo as aglomerações urbanas do meio rural, além de integrar os municípios, a fim de ordenar o pleno desenvolvimento das cidades e garantir o bem-estar dos habitantes. Dentre as novas obras para Curitiba está o novo complexo viário que vai ampliar a ligação entre a Capital e Pinhais, na Região Metropolitana. O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou a publicação da licitação para a execução das obras no começo deste mês de junho. Com investimento de R$ 160 milhões do Governo do Estado, o projeto prevê a modernização de 9,45 quilômetros de vias e a implantação de novas estruturas para melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de Curitiba. Na fase de licitações em Curitiba, estão previstos investimentos de R$ 250 milhões, sendo R$ 172,6 milhões para pavimentações em diversas vias urbanas; R$ 67,9 milhões para o viaduto/trincheira no bairro Jardim Botânico, que vai melhorar a circulação e o acesso à BR-277, em direção ao Litoral. Além dessas obras, Estado e prefeitura mantêm convênios para outras grandes obras. Um dos convênios prevê R$ 172 milhões em investimentos na implantação do novo sistema trinário de viadutos na região Sul da Linha Verde. Outro contrato prevê a implantação de duas novas trincheiras na Linha Verde para facilitar a ligação entre os bairros Xaxim e Capão Raso, com recursos de R$ 119,5 milhões. (Repórter: Victor Luís)


