Estado lança o Programa Pedala Paraná, com 80 ciclorrotas

10/08/2021
A retomada do esporte paranaense foi marcada nesta terça-feira com o lançamento do Programa Pedala Paraná na sede da Superintendência estadual de Esporte. O termo de cooperação técnica foi assinado entre o Estado e entidades parceiras, oficializando a fase inicial do projeto com 80 ciclorrotas.

Para o superintendente estadual do Esporte, Helio Wirbiski, o programa Pedala Paraná tem o potencial de fomentar tanto o esporte quanto o turismo.// SONORA HELIO WIRBISKI.//

O vice-governador Darci Piana participou do evento e afirmou que o turismo e o esporte estão entre as prioridades do Governo.// SONORA DARCI PIANA.//

Pensando na segurança dos usuários, vão ser instaladas placas de sinalização e totens de atendimento aos ciclistas com bomba de encher pneus, ferramentas para conserto das bicicletas e mapa das rotas. No site da Superintendência também terá uma página com georreferenciamento de cada uma das rotas.

O programa Pedala Paraná é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com termo de cooperação técnica da Universidade Federal do Paraná, Detran, Conselho Paranaense de Ciclomobilidade, Sesc, Senac, Paraná Turismo e Paraná Projetos. Contam também com o apoio da Federação Paranaense de Ciclismo, Sebrae e municípios participantes.

Além de promover o esporte, o programa busca fomentar o turismo com as entidades parceiras, que vão ajudar na qualificação da rede de restaurantes, hotéis, entre outros.

Com a presença da primeira-dama e superintendente da Ação Solidária, Luciana Saito Massa, foi anunciado o Pedala Solidário no próximo dia 28 de agosto. O evento de arrecadação de alimentos não perecíveis será a inauguração oficial das primeiras ciclorrotas. O objetivo é divulgar as rotas e ainda ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade.

Mais informações sobre as ciclorrotas e os municípios participantes, acesse o site www.esporte.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)