Estado libera R$ 13,8 milhões para novo terminal rodoviário de Santa Terezinha de Itaipu
16/06/2026
Santa Terezinha de Itaipu, na região Oeste do Paraná, vai ganhar um novo terminal rodoviário. O município de cerca de 24 mil habitantes vai receber 13 milhões e 800 mil reais do Governo do Estado, via Secretaria das Cidades, para construção da nova rodoviária que vai integrar o transporte rodoviário e metropolitano. A pasta autorizou o município, nesta segunda-feira, a licitar para a obra. O novo empreendimento será construído na Rua Adolpho Lolatto, ao lado do Parque Ecológico Domingos Zanette, em terreno doado pelo Governo do Paraná. A estrutura vai ter cerca de 930 metros quadrados de área construída, mais de mil m² de pavimentação em paver e aproximadamente 5 mil m² de asfalto, garantindo área ampla para embarque, desembarque, estacionamento e manobra de veículos. Com o novo terminal rodoviário integrado, todos os ônibus intermunicipais e interestaduais que passam por Santa Terezinha de Itaipu, inclusive os que vão para Foz do Iguaçu, vão fazer embarque e desembarque apenas na nova rodoviária. Além disso, serão criadas quatro linhas interbairros, facilitando o deslocamento da população até o terminal. A localização estratégica, em via marginal à BR-277, vai favorece o acesso de moradores e turistas, além de melhorar o fluxo de veículos e evitar que ônibus circulem nas vias internas da cidade. Santa Terezinha de Itaipu também iniciou o processo de licitação, que acontece via Paranacidade, para construção de uma creche do programa Infância Feliz, na Avenida Sérgio Roncato, no bairro Parque dos Estados. A Secretaria de Estado Desenvolvimento Social e Família vai destinar 2 milhões para a obra e a Secretaria das Cidades vai acompanhar a licitação. O município também vai receber 4 milhões do Governo do Estado para construção de uma rua coberta na Rua Miguel Smack, ao lado da prefeitura. (Repórter: Gustavo Vaz)


