Estado libera R$ 202,1 milhões para consultas, exames e serviços de saúde em todos os municípios
25/06/2026
O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira o repasse de 202 milhões e 100 mil reais para fortalecer o atendimento especializado do SUS nos 399 municípios paranaenses. Os recursos foram transferidos em parcela única, de forma automática, diretamente do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais e estão programados para serem depositados já nesta sexta. O dinheiro podem ser usado para a realização de consultas especializadas, exames diagnósticos e pagamento de prestadores de serviços do SUS. A distribuição foi definida pelo critério per capita, com valor de 17 reais por habitante, considerando a estimativa populacional de 2025 do IBGE. Todos os municípios serão contemplados, sem necessidade de adesão a programas ou convênios específicos. Ratinho Junior afirmou que o investimento foi estruturado para ajudar os municípios a ampliar a oferta de consultas, exames e atendimentos especializados, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades para custear esses serviços. // SONORA RATINHO JUNIOR //
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, os municípios devem priorizar pacientes que aguardam procedimentos diagnósticos, especialmente aqueles que necessitam de exames para confirmação, avaliação pré-operatória ou encaminhamento para cirurgias eletivas. Segundo o secretário César Neves, a medida busca agilizar o atendimento e reduzir filas em uma das áreas de maior demanda do sistema público de saúde. // SONORA CÉSAR NEVES //
Para o prefeito de Campo do Tenente, Weverton Vizentin, o reforço financeiro ajuda os municípios de pequeno porte a manterem e ampliarem os serviços de saúde. // SONORA WEVERTON VIZENTIN //
O prefeito de Godoy Moreira, Primis de Oliveira, disse que o repasse representa um reforço importante para as cidades que dependem de recursos extras para ampliar a oferta de serviços de saúde. // SONORA PRIMIS DE OLIVEIRA //
O repasse pode ser executado pelos municípios diretamente na rede própria, por meio de prestadores contratados ou em parceria com consórcios intermunicipais de saúde. Os recursos não podem ser usados para despesas administrativas, pagamento de pessoal ou investimentos em obras e equipamentos. (Repórter: Gustavo Vaz)
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, os municípios devem priorizar pacientes que aguardam procedimentos diagnósticos, especialmente aqueles que necessitam de exames para confirmação, avaliação pré-operatória ou encaminhamento para cirurgias eletivas. Segundo o secretário César Neves, a medida busca agilizar o atendimento e reduzir filas em uma das áreas de maior demanda do sistema público de saúde. // SONORA CÉSAR NEVES //
Para o prefeito de Campo do Tenente, Weverton Vizentin, o reforço financeiro ajuda os municípios de pequeno porte a manterem e ampliarem os serviços de saúde. // SONORA WEVERTON VIZENTIN //
O prefeito de Godoy Moreira, Primis de Oliveira, disse que o repasse representa um reforço importante para as cidades que dependem de recursos extras para ampliar a oferta de serviços de saúde. // SONORA PRIMIS DE OLIVEIRA //
O repasse pode ser executado pelos municípios diretamente na rede própria, por meio de prestadores contratados ou em parceria com consórcios intermunicipais de saúde. Os recursos não podem ser usados para despesas administrativas, pagamento de pessoal ou investimentos em obras e equipamentos. (Repórter: Gustavo Vaz)


