Estado mobiliza municípios no Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra A Pessoa Idosa
15/06/2026
Nesta segunda-feira, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o Paraná reforça as ações de sensibilização, prevenção e enfrentamento às diferentes formas de violência que atingem essa população. A mobilização integra a campanha Junho Violeta, coordenada pela Semipi, Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, que neste ano tem como tema "Acolher o envelhecimento é cuidar da vida". Instituída pela Organização das Nações Unidas, a data tem como objetivo chamar a atenção para situações de negligência, abandono, violência física, psicológica, patrimonial, financeira e institucional, além de fortalecer a rede de proteção e incentivar a denúncia de violações de direitos. A campanha destaca que o envelhecimento é um processo contínuo, que se inicia ao longo da vida e exige acolhimento em todas as etapas. Para ampliar o alcance da mobilização, materiais informativos são distribuídos para todas as regiões do Estado por meio das associações de municípios, fortalecendo as ações desenvolvidas nos territórios paranaenses. Como parte da programação alusiva à data, a Semipi promove o webinário "Enfrentamento e prevenção às violências contra a pessoa idosa". O encontro aborda a identificação de situações de violência, formas de prevenção, canais de denúncia e os direitos assegurados pelo Estatuto da Pessoa Idosa, reforçando a importância da informação e da atuação da rede de proteção. Outros dois primeiros encontros já foram realizados. Além das atividades virtuais, o Junho Violeta mobiliza municípios de todas as regiões do Paraná com palestras, rodas de conversa, caminhadas, passeatas, campanhas educativas, entrevistas em rádios, atividades culturais, sessões de cinema, ações intergeracionais e iniciativas de valorização do protagonismo da pessoa idosa. (Repórter: Gustavo Vaz)


