Estado participa de encontro em Francisco Beltrão e fortalece políticas públicas para a população idosa

23/06/2026
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, participou nesta terça-feira do Encontro Regional – Municípios que Cuidam, em Francisco Beltrão. O evento reuniu gestores, equipes técnicas e representantes de cidades do Sudoeste para fortalecer as políticas públicas voltadas à pessoa idosa e ampliar a adesão ao Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa. O evento reuniu municípios que estão em processo de adesão, em fase de certificação ou que desejam conhecer e integrar a política estadual. A programação incluiu orientações técnicas, compartilhamento de experiências bem-sucedidas, formalização de compromissos e debates sobre os desafios do envelhecimento populacional. Durante a abertura, a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Mariana Neris, destacou a importância da atuação conjunta entre Estado e municípios para preparar as cidades para as mudanças demográficas em curso. Participantes acompanharam a assinatura de termos de adesão e compromisso, além de um painel sobre os três pilares do programa e os dez passos necessários para a certificação dos municípios, mediado por representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Também foram apresentadas boas práticas desenvolvidas por administrações municipais da região. Francisco Beltrão foi escolhido para sediar o encontro pela atuação em políticas públicas e iniciativas voltadas ao cuidado da população. Neste mês, promove ações do Junho Violeta, campanha de conscientização e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, tema que segue entre os principais desafios para a rede de proteção social, juntamente com todo o Estado. (Repórter: Gustavo Vaz)