Estado participa de três mesas em congresso mundial sobre envelhecimento da OMS
18/06/2026
O Paraná participa do terceiro Congresso Mundial de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa, promovido pela OMS, em San Sebastián, na Espanha, com destaque para o Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa. Reconhecida internacionalmente, a iniciativa foi convidada a integrar a programação do evento, na qual representantes do Estado compartilham experiências e resultados com gestores, pesquisadores e especialistas de diversos países. Entre os destaques da programação está o Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, que foi selecionado pela OMS entre experiências internacionais de referência na área. Nesta quarta-feira, o Paraná ocupou o palco principal do congresso para apresentar os resultados e estratégias desenvolvidas, sendo a única experiência brasileira apresentada nesta plenária. A programação reúne representantes de governos, pesquisadores e especialistas de diversos países vinculados à Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, criada pela OMS para promover ambientes mais inclusivos e preparados para o envelhecimento populacional. Além da participação na plenária principal, o Paraná também integra atividades técnicas voltadas ao intercâmbio de conhecimento entre afiliados da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas. Criado para fortalecer a rede de atenção, proteção e promoção dos direitos dessa população, o Paraná Amigo da Pessoa Idosa incentiva os municípios a desenvolverem ações alinhadas aos princípios do envelhecimento ativo e saudável, ampliando a participação social, a acessibilidade e a garantia de direitos. (Repórter: Gustavo Vaz)


