Estado promove congresso de formação continuada para professores de redes municipais

19/08/2025
A Secretaria da Educação do Paraná realiza entre esta terça e quinta-feira, em Curitiba, o I Congresso dos Formadores em Ação Municípios. O encontro é uma ação do Governo do Estado, em parceria com os municípios, com foco na melhoria da aprendizagem e da alfabetização dos estudantes da rede pública matriculados nos anos entre a Educação Infantil e o 5º ano do Ensino Fundamental. Cerca de 250 pessoas participam do encontro, que faz parte das ações do programa Educa Juntos, pelo qual o Governo do Estado tem uma série de ações para apoiar os municípios paranaenses na melhoria da aprendizagem e alfabetização dos estudantes nos primeiros anos de estudos. Entre essas ações está o Formadores em Ação, uma iniciativa de formação continuada para profissionais da rede estadual do ensino, que foi estendida aos professores das redes municipais. Com caráter de formação continuada, o congresso tem como objetivo ampliar as competências pedagógicas e formativas dos educadores, em alinhamento às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. É o que explicou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. // SONORA RONI MIRANDA //

Pilar do programa Educa Juntos, a distribuição dos materiais didáticos produzidos pelo Governo do Estado tem contribuído diretamente para o avanço da alfabetização das crianças paranaenses. Elaborados pelas equipes técnicas da Secretaria da Educação, eles incluem cadernos de atividades, guias do professor e materiais de apoio ao estudante, todos alinhados ao currículo estadual. A professora Andréa Campanha Cortez Vanso, que leciona em Londrina e Ibiporã, no Norte do Estado, diz que a padronização de materiais didáticos e metodologias é uma garantia de que todos os alunos tenham acesso ao mesmo nível de conhecimento. // SONORA ANDRÉA CAMPANHA CORTEZ VANSO //

A programação inclui oficinas, troca de experiências e integração, favorecendo o desenvolvimento profissional e o fortalecimento do Programa Educa Juntos. (Repórter: Gabriel Ramos)