Estado promove formação para coordenadores da educação profissional em Foz do Iguaçu

17/06/2026
A Secretaria de Estado da Educação promove, esta semana, o 3º Seminário de Coordenadores de Curso da Educação Profissional, voltado à formação dos coordenadores que atuam nas instituições estaduais que oferecem Educação Profissional e Tecnológica. O evento, que começou na terça-feira e vai até quinta, acontece em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. O Seminário reúne 450 profissionais de todas as regiões do Paraná e tem como objetivo aprimorar atribuições técnicas e pedagógicas e subsidiá-los para que se tornem replicadores de iniciativas junto às escolas, contribuindo com o fortalecimento da qualidade da Educação Profissional e Tecnológica ofertada na rede estadual. De acordo com o secretário da Educação, Roni Miranda, o fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica é estratégico para o desenvolvimento do Paraná. // SONORA RONI MIRANDA //

Durante os três dias, o evento oferece oficinas práticas, momentos formativos e espaços para troca de experiências, com foco no aprimoramento da gestão pedagógica, na atualização dos cursos técnicos e no fortalecimento da articulação entre escola, mundo do trabalho e desenvolvimento regional, totalizando cerca de 20 horas de programação. Entre os temas abordados estão empregabilidade, observação de sala de aula e mediação e avaliação da aprendizagem. O chefe do Departamento de Educação Profissional da Secretaria, Anderson Canizella, afirma que os coordenadores de curso exercem um papel estratégico nessa área. // SONORA ANDERSON CANIZELLA //

Entre os profissionais presentes no evento e aqueles que vão receber formação posterior serão cerca de mil e 300 coordenadores que vão impactar mais de 5 mil professores e 120 mil alunos por meio da melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Mais informações estão no site da Agência Estadual de Notícias, parana.pr.gov.br/aen. (Repórter: Gustavo Vaz)