Estado vai investir R$ 400 milhões na duplicação em concreto do Contorno Sul de Maringá
01/07/2025
O governador Carlos Massa Ratinho Junior vai anunciar, em agosto, um novo investimento do Governo do Estado para a duplicação em concreto do Contorno Sul Metropolitano de Maringá. A obra, que será bancada pelo governo estadual por meio de um convênio com a Prefeitura de Maringá, deve custar cerca de 400 milhões de reais. A duplicação é aguardada há décadas pela população e pelo setor produtivo da região. O trecho é usado para escoar o trânsito metropolitano, especialmente das cidades de Paiçandu, Sarandi e Marialva, e por motoristas que saem da cidade em direção a Paranavaí ou Campo Mourão. O governador explicou que, atualmente, o local registra fluxo intenso de carros e caminhões, o que faz do Contorno Sul um trecho perigoso para os motoristas e ineficiente para caminhoneiros, devido aos buracos e ao desgaste do pavimento. // SONORA RATINHO JUNIOR //
O projeto, doado pelo setor produtivo local, prevê duplicação de aproximadamente 12 quilômetros, com viadutos e passarelas ao longo do trajeto. O contorno inicia na PR-317 e segue até a BR-376. O trecho será duplicado em concreto, que é um pavimento mais adequado para vias com trânsito pesado, dentro de um programa do Estado que já contempla 500 quilômetros de rodovias. O pavimento rígido tem o dobro da durabilidade do asfalto. O concreto também apresenta custo de manutenção significativamente mais baixo em comparação às pistas de asfalto, diminuindo o gasto a longo prazo. (Repórter: Gustavo Vaz)
O projeto, doado pelo setor produtivo local, prevê duplicação de aproximadamente 12 quilômetros, com viadutos e passarelas ao longo do trajeto. O contorno inicia na PR-317 e segue até a BR-376. O trecho será duplicado em concreto, que é um pavimento mais adequado para vias com trânsito pesado, dentro de um programa do Estado que já contempla 500 quilômetros de rodovias. O pavimento rígido tem o dobro da durabilidade do asfalto. O concreto também apresenta custo de manutenção significativamente mais baixo em comparação às pistas de asfalto, diminuindo o gasto a longo prazo. (Repórter: Gustavo Vaz)