Estudante do Paraná leva menção honrosa em evento internacional de ciências
12/06/2026
A estudante Beatriz Maria Ferreira dos Santos, de 17 anos, do Colégio Estadual de Ensino Integral Jardim Porto Alegre, em Toledo, no Oeste, retornou da Genius Olympiad 2026, nos Estados Unidos, com um diploma de menção honrosa pelo projeto que busca acelerar a germinação e o enraizamento de orquídeas cultivadas in vitro. Considerada uma das maiores feiras internacionais voltadas à ciência e sustentabilidade para estudantes do ensino médio, a competição reuniu mais de mil e 200 finalistas de mais de 70 países. Ao lado da colega Fernanda Graciele Jank, também de 17 anos, Beatriz representou o Paraná no evento nesta semana, em Nova York. A edição contou com mais de 900 projetos distribuídos entre as categorias de Ciência, Robótica, Inteligência Artificial, Arte, Empreendedorismo, Música, Curta-Metragem, Programação e Discurso. O trabalho desenvolvido por Beatriz investiga a utilização de extratos vegetais para acelerar o processo de germinação e enraizamento de orquídeas produzidas em laboratório. O objetivo, segundo ela, é ampliar a reprodução dessas plantas, cuja primeira floração pode ocorrer entre três e dez anos após o cultivo. // SONORA BEATRIZ MARIA FERREIRA DOS SANTOS //
Outra representante paranaense na competição, Fernanda apresentou uma pesquisa voltada ao controle biológico de pragas que afetam os bananais. O estudo analisou extratos vegetais como alternativa aos agroquímicos convencionais, com resultados considerados mais acessíveis e menos agressivos ao meio ambiente e à saúde humana. A presença das alunas na feira internacional reforça o incentivo à pesquisa científica e à inovação desenvolvido nas escolas da rede estadual. (Repórter: Gustavo Vaz)
Outra representante paranaense na competição, Fernanda apresentou uma pesquisa voltada ao controle biológico de pragas que afetam os bananais. O estudo analisou extratos vegetais como alternativa aos agroquímicos convencionais, com resultados considerados mais acessíveis e menos agressivos ao meio ambiente e à saúde humana. A presença das alunas na feira internacional reforça o incentivo à pesquisa científica e à inovação desenvolvido nas escolas da rede estadual. (Repórter: Gustavo Vaz)


