Fundação Araucária ganha novo nome público com outra identidade visual
28/09/2023
A Fundação Araucária ganhou uma nova logomarca e um novo nome público nesta semana, mantendo a sua razão social. Agora a instituição se posiciona como Agência de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, pois assumiu um papel mais amplo que o de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico, atuando em frentes como a criação dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação, que atuam também no desenvolvimento social, econômico e ambiental do Estado. A marca é a representação visual dessa mudança. Criada nos anos 2000, ela sofreu mudanças sutis ao longo de duas décadas, mas desta vez passou por um banho de loja definitivo. A nova marca alia tradição e contemporaneidade, tem o desenho de um pinhão e agrega as cores verde e azul, as principais utilizadas nas artes visuais do Governo do Estado. O design foi construído ao longo dos últimos meses e contou com a participação de todos os colaboradores. Foram apresentadas dez opções e um colegiado selecionou aquelas que mais se aproximavam do conceito almejado. Após uma votação interna entre três marcas, uma foi eleita pela maioria dos colaboradores. O presidente da Agência de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, Ramiro Wahrhaftig, ressalta que a instituição queria algo mais moderno e que remetesse ao Estado. O designer gráfico Marcelo Barão, servidor da instituição há 22 anos, explicou que a nova marca está aliada a ideia de inovação da instituição. // SONORA MARCELO BARÃO //
Além do desenho, a marca exibe apenas o nome “Araucária”, o que confere mais objetividade à comunicação e ações de internacionalização. (Repórter: Nathália Gonçalves)
Além do desenho, a marca exibe apenas o nome “Araucária”, o que confere mais objetividade à comunicação e ações de internacionalização. (Repórter: Nathália Gonçalves)