Fundação Araucária lança chamada de R$ 3 milhões para fortalecer cooperação entre Paraná e Inglaterra

19/06/2026
A Fundação Araucária lançou a chamada pública do Programa Interconexões em Ciência, Tecnologia e Inovação: Paraná–Inglaterra, que vai destinar até três milhões de reais para apoiar projetos de cooperação internacional entre pesquisadores paranaenses e cientistas brasileiros vinculados a universidades, instituições de pesquisa e empresas da Inglaterra. A ação integra o Programa Interconexões Paraná, criado para aproximar a diáspora científica brasileira dos grupos de pesquisa do Estado. A primeira etapa prevê a manifestação de interesse dos coordenadores de NAPIs, Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação, e projetos estratégicos até nove de julho. Em seguida, pesquisadores brasileiros vinculados a instituições da Inglaterra podem manifestar interesse em integrar as redes de cooperação. As propostas completas devem ser submetidas até 10 de agosto, e o resultado final está previsto para a partir de setembro, com contratação dos projetos aprovados logo na sequência. A chamada é direcionada a pesquisadores vinculados aos NAPIs e a projetos estratégicos em desenvolvimento no Paraná. A iniciativa busca conectar competências instaladas em instituições inglesas a desafios científicos, tecnológicos e de inovação considerados prioritários para o Estado. Podem ser apoiadas propostas que promovam a colaboração entre universidades, organizações de pesquisa e empresas, estimulando a geração de conhecimento, o desenvolvimento tecnológico e a criação de soluções inovadoras alinhadas às demandas estratégicas do Paraná. A chamada vai contar com recursos de até três milhões de reais da Fundação Araucária. Cada proposta pode solicitar até 600 mil para as atividades previstas. Os recursos podem ir para passagens, diárias, seguro-saúde, missões científicas, bolsas e auxílio para pesquisadores envolvidos na cooperação internacional. (Repórter: Gustavo Vaz)