Fundepar lança programa para fortalecer combate ao desperdício de alimentos nas escolas estaduais

18/06/2026
O Fundepar, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional, lançou no último mês o Programa Prato Consciente, iniciativa que busca reduzir o desperdício de alimentos nas escolas por meio do monitoramento das refeições e de ações de educação alimentar e nutricional. O Prato Consciente promove, desde maio, atividades de Educação Alimentar e Nutricional nas unidades. Durante as atividades, nutricionistas promovem também ações nos refeitórios nas escolas de toda a rede estadual para orientar os estudantes sobre a montagem de um prato equilibrado, incentivando o consumo de verduras, legumes, cereais, proteínas e leguminosas. O programa consiste na realização periódica de pesagens da produção total das refeições e das sobras alimentares. Com os dados coletados, as equipes conseguem identificar os principais pontos de desperdício, aperfeiçoar o planejamento das refeições e desenvolver estratégias para o uso mais eficiente dos alimentos e dos recursos públicos. Um manual foi elaborado para orientar gestores, nutricionistas e merendeiras sobre a execução padronizada do programa. Segundo a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona, o material fortalece o trabalho nas escolas e amplia a capacidade de monitoramento da alimentação escolar. // SONORA ELIANE TERUEL CARMONA //

Além de contribuir para uma gestão mais eficiente da alimentação escolar, o Prato Consciente também tem caráter educativo. A proposta é estimular a reflexão dos estudantes sobre a importância do consumo responsável, da sustentabilidade e dos impactos ambientais causados pelo desperdício de alimentos. Entre os benefícios da adesão ao programa estão o melhor planejamento do preparo das refeições, a redução de desperdícios, o maior controle sobre sobras e restos alimentares, o fortalecimento da gestão da alimentação escolar e a geração de subsídios para ações de educação alimentar e nutricional. (Repórter: Victor Luís)