Ganhando o Mundo terá embarque de quase de 1,3 mil alunos para cinco países no 2.º semestre
15/06/2026
O segundo semestre deste ano vai marcar uma nova etapa do programa Ganhando o Mundo, com o embarque de mil 294 estudantes da rede estadual de ensino do Paraná para intercâmbios internacionais. Entre julho e setembro, os alunos vão seguir para Austrália, Canadá, Reino Unido, Irlanda e Nova Zelândia, onde vão cursar um semestre letivo em instituições de ensino locais, vivenciando novas culturas, aprimorando a fluência em língua inglesa e ampliando o repertório acadêmico e pessoal. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, o Ganhando o Mundo se consolidou como o maior programa de intercâmbio estudantil do país, dando oportunidade aos estudantes da rede estadual de estudar em escolas estrangeiras, com todas as despesas custeadas pelo Estado. O destino que inaugura o calendário de embarques para o segundo semestre é a Austrália, que recebe 199 estudantes paranaenses. O primeiro grupo, com 100 alunos, embarca em 12 de julho para Perth, capital da Austrália Ocidental. No dia seguinte, outros 41 estudantes seguem para o mesmo destino. Já em 14 de julho, mais 58 alunos embarcam para as cidades de Brisbane e Adelaide. Na sequência, o Canadá recebe o maior contingente desta etapa, com 574 estudantes distribuídos em embarques previstos entre os dias 26 de agosto e 6 de setembro. Além disso, o Reino Unido recebe 175 intercambistas, com viagens programadas para agosto. Também estão previstos embarques para a Irlanda, entre os dias 15 e 17 de julho, e para a Nova Zelândia, em 23 e 24 de agosto, com a participação de 150 estudantes para a Irlanda e 200 alunos para a Nova Zelândia. (Repórter: Victor Luís)


