Governador anuncia investimentos de R$ 2,5 bilhões em obras de infraestrutura no Estado

29/03/2022
O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta terça-feira mais de dois bilhões e 500 milhões de reais em investimentos em infraestrutura. São ordens de serviço, entre elas algumas em parceria com a Itaipu Binacional; licitações para novas obras; convênios para pavimentação de ruas urbanas; e dois grandes aportes no Porto de Paranaguá. Ratinho Junior destacou que o Paraná, como grande produtor de alimentos, precisa de uma infraestrutura de ponta para ajudar no escoamento da produção.// SONORA RATINHO JUNIOR.//

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, também ressaltou a importância dos investimentos para o setor agrícola do Estado, e lembrou que as obras trazem mais segurança e qualidade de vida para a população.// SONORA SANDRO ALEX.//

São 130 milhões de reais para revitalização de rodovias. Entre elas, o anteprojeto de duplicação de 12 quilômetros entre Guaratuba e a divisa com Santa Catarina, no sentido Garuva, no Litoral, atendendo uma demanda de turistas e moradores; outra para uma duplicação de quase quatro quilômetros do perímetro urbano da PR-317, em Campo Mourão; e uma licitação para obras de contenção em 300 metros na BR-476, próximo à Ponte dos Arcos, em União da Vitória. Além disso, Ratinho Junior assinou seis ordens de serviço. São elas: a construção de uma passarela na PR-445, em Londrina; a elaboração de projeto de pavimentação na PR-990, em Rebouças; a construção de um viaduto na BR-376, em São José dos Pinhais, próximo à rua Joinville e Alameda Bom Pastor. Também foi liberado o início da pavimentação de 26 quilômetros de estrada entre Ramilândia e Santa Helena, no Oeste; a restauração da ponte Ayrton Senna, em Guaíra, também no Oeste, incluindo nova iluminação e pavimentação de concreto da rodovia de acesso; e a continuação da duplicação e restauração da PR-092, a Rodovia dos Minérios, entre os quilômetros 14,3 e 15,6, no perímetro urbano de Almirante Tamandaré, incluindo a construção de um viaduto, marginais nas duas laterais, passarelas e ciclovias. As obras do Oeste estão dentro da parceria institucional com a Itaipu Binacional. Em outra vertente, foi anunciada a liberação de 200 milhões para execução de obras urbanas em 104 municípios do Estado, como pavimentações, ciclovias, terceiras faixas, duplicação, recapeamento de asfalto, entre outros. Esses recursos integram o programa de desenvolvimento sustentável dos municípios, de olho na Agenda 2030, garantindo melhor qualidade de vida nos municípios. O governador também anunciou o cronograma de andamento da modernização e ampliação do Corredor de Exportação, no Porto de Paranaguá. A Portos do Paraná, empresa pública que administra as operações portuárias, vai investir um bilhão e 300 milhões de reais na obra. O projeto básico está sendo finalizado e vai permitir a construção de um píer em T, com quatro berços de atracação, ponte de acesso e oito torres pescantes, cada uma com capacidade de embarque de quatro mil toneladas/hora. Será um dos mais modernos do mundo, e o investimento será público. Outra obra que vai transformar o cais é a implantação de novas esteiras transportadoras nos berços 211, 209 e 208. Destinados para receber fertilizantes que chegam de outros países, os equipamentos vão agilizar o desembarque de produtos importados. Os investimentos privados também vão aumentar a capacidade de armazenagem dos adubos para mais de 492 mil toneladas. São mais de 800 milhões em melhorias dentro e fora do cais público, realizadas pelas empresas Rocha e Fertipar. A Portos do Paraná tem um cronograma extenso de novos investimentos. Também fazem parte desse planejamento o novo Moegão e os arrendamentos do PAR09, PAR32, PAR14, PAR15 e PAR03. Também foi formalizada a entrega do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do projeto da Nova Ferroeste. O levantamento com mais de duas mil páginas reúne informações de engenharia e socioeconômicas sobre o futuro empreendimento. O estudo apontou a geração de mais de 300 mil empregos diretos e indiretos em 65 anos. A execução da estrada de ferro com mil 304 quilômetros vai ligar Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá. A conexão entre Cascavel e Foz do Iguaçu vai permitir a integração com o Paraguai e a Argentina, tornando o estado uma central logística da América do Sul. Atualmente está sendo realizada a análise do projeto ambiental pelo Ibama, com audiências públicas previstas para abril. (Repórter: Felippe Salles)