Governador celebra Ganhando o Mundo em encontro com veteranos e novos intercambistas
19/06/2026
Os veteranos do Ganhando o Mundo, que participaram das edições de 2022 a 2026, se encontraram nesta sexta-feira com os novos intercambistas, que vão no próximo semestre e também no ano que vem para cinco destinos ao redor do mundo. O encontro foi para trocar experiências sobre o programa do Governo do Estado. Cerca de 300 estudantes da rede estadual dos 25 municípios que compõem o Núcleo Regional de Educação de Maringá participaram de um encontro com o governador Carlos Massa Ratinho Junior na cidade do Noroeste do Paraná. O Governo do Estado já investiu 503 milhões e 500 mil reais para levar 4.540 alunos da rede estadual para um intercâmbio gratuito em outros países. Na próxima edição, em 2027, mil estudantes vão estudar por um semestre em escolas da Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. O governador afirmou que o programa busca consolidar uma rede de jovens líderes para atuarem nas escolas e na comunidade. // SONORA RATINHO JUNIOR //
A Secretaria de Estado da Educação custeia todas as despesas dos alunos, que ficam por um semestre letivo no exterior. Eles também recebem um auxílio de 800 reais mensais durante o período do intercâmbio. Para o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, o programa já é um sucesso e tem sido exemplo para outros estados. // SONORA RONI MIRANDA //
O intercâmbio internacional representa uma experiência única e uma mudança de vida para os alunos da rede pública. Isadora Sá, de 17 anos, estudou no Canadá no ano passado e trouxe de volta muita experiência na bagagem. // SONORA ISADORA SÁ //
Estudante da mesma escola de Isadora, Mirela dos Santos, de 16 anos, contou com a ajuda da colega para convencer os pais a participar do intercâmbio. Ela embarca no segundo semestre para o Reino Unido e já está ansiosa pela experiência. // SONORA MIRELA DOS SANTOS //
Emanuely Vitória da Silva, de 16 anos, estuda no Colégio Estadual Márcia Vaz Tostes de Abreu, de São Jorge do Ivaí. Filha de uma costureira e de um lavrador, ela embarca em agosto para o Canadá e se emociona com a oportunidade de estudar fora. // SONORA EMANUELY VITÓRIA DA SILVA //
O programa atende escolas da rede pública de todo o Estado, contemplando estudantes dos 399 municípios, sendo que 10% das vagas são destinadas a alunos beneficiados pelo Bolsa Família. (Repórter: Gustavo Vaz)
A Secretaria de Estado da Educação custeia todas as despesas dos alunos, que ficam por um semestre letivo no exterior. Eles também recebem um auxílio de 800 reais mensais durante o período do intercâmbio. Para o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, o programa já é um sucesso e tem sido exemplo para outros estados. // SONORA RONI MIRANDA //
O intercâmbio internacional representa uma experiência única e uma mudança de vida para os alunos da rede pública. Isadora Sá, de 17 anos, estudou no Canadá no ano passado e trouxe de volta muita experiência na bagagem. // SONORA ISADORA SÁ //
Estudante da mesma escola de Isadora, Mirela dos Santos, de 16 anos, contou com a ajuda da colega para convencer os pais a participar do intercâmbio. Ela embarca no segundo semestre para o Reino Unido e já está ansiosa pela experiência. // SONORA MIRELA DOS SANTOS //
Emanuely Vitória da Silva, de 16 anos, estuda no Colégio Estadual Márcia Vaz Tostes de Abreu, de São Jorge do Ivaí. Filha de uma costureira e de um lavrador, ela embarca em agosto para o Canadá e se emociona com a oportunidade de estudar fora. // SONORA EMANUELY VITÓRIA DA SILVA //
O programa atende escolas da rede pública de todo o Estado, contemplando estudantes dos 399 municípios, sendo que 10% das vagas são destinadas a alunos beneficiados pelo Bolsa Família. (Repórter: Gustavo Vaz)


