Governo do Paraná alerta sobre riscos com funcionários de call center

23/03/2020
Devido ao grande número de denúncias sobre a falta de cuidados das empresas de call center com os funcionários, em relação ao coronavírus, o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, assinou uma resolução com uma série de determinações e orientações. De acordo com o texto, as empresas de call center devem adotar imediatamente medidas de prevenção, com base no distanciamento social, mantendo estações de trabalho com aproximação mínima de um metro e meio, além de disponibilizar a todos os empregados acesso às áreas de higienização, com água corrente, sabonete líquido, toalhas descartáveis, e lixeiras com tampa acionada por pedal. Também deve ser disponibilizado álcool em gel 70%. A resolução determina ainda que as empresas mantenham os ambientes de trabalho abertos e arejados, forneçam copos descartáveis em todos os setores e possibilitem aos empregados que evitem o compartilhamento de material de expediente, como canetas, telefones e lápis, fornecendo material individual. Elas devem resguardar o quantitativo mínimo de empregados essencial aos serviços, inclusive em sistema de rodízio com um mínimo de 50% do pessoal efetivo. O secretário Ney Leprevost destacou que os call centers foram definidos como atividade essencial pelo governo federal, mas eles devem cumprir as regras que foram criadas para combater a pandemia de coronavírus sem colocar em risco a saúde dos trabalhadores.// SONORA NEY LEPREVOST//A Secretaria, junto com o Ministério Público do Trabalho, a Secretaria Regional do Trabalho do Ministério da Economia, o Ministério Público Estadual do Paraná, a Secretaria da Saúde, a Secretaria Regional do Trabalho do Ministério da Economia e a Vigilância Sanitária Municipal, definem as ações de fiscalização nas empresas. (Repórter: Priscila Paganotto)