IDR-Paraná e Senar vão atuar juntos em ações de desenvolvimento sustentável

12/11/2020
O IDR-Pr, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater e o Senar, Serviço Nacional de Aprendizagem do Paraná assinaram nesta terça-feira, em Curitiba, um termo de cooperação técnica para atuação conjunta. O objetivo é integrar esforços e ações voltados ao desenvolvimento rural sustentável do Estado.
A parceria tem vigência até 2023 e vai contemplar capacitação de técnicos e produtores em oito programas do agronegócio. Inicialmente, as atividades vão ficar concentradas no ramo de energias renováveis, boas práticas de produção de grãos, agroecologia e integração institucional.
O diretor presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, destacou que o Instituto e o Senar trabalham juntos há alguns anos e essa cooperação simboliza um momento histórico para a agricultura do Paraná porque junta as competências de capacitação dos agricultores e a agilidade do Senar com a expertise da pesquisa, extensão rural e assistência técnica do IDR-Paraná. Para ele, a cooperação representa a possibilidade de melhorar a competitividade da agricultura das propriedades paranaenses, gerando mais qualidade de vida, renda e sustentabilidade. //SONORA NATALINO AVANCE DE SOUZA//
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, acentuou a importância de se desenvolver o meio rural de maneira sustentável, destacando ser uma parceria importante entre uma visão privada e uma visão pública. //SONORA NORBERTO ORTIGARA//
O Senar e o IDR-Paraná trabalham juntos nos programas Bovinocultura de Leite; Grãos, como soja, milho e feijão; Agroindústria; Promoção Social e Cidadania; Fruticultura; Bovinocultura de Corte; Olericultura Orgânica e Energia Renovável. (Repórter: Flávio Rehme)