Lote 1 prevê duplicação e 21 viadutos e passarelas entre Ponta Grossa e Prudentópolis
18/08/2023
A BR-373, ligação entre Ponta Grossa e Prudentópolis, será inteiramente duplicada por meio do Lote 1 das novas concessões rodoviárias do Paraná, cujo leilão será realizado no final deste mês. O trecho de 99 quilômetros, que passa também pelos territórios de Ipiranga, Imbituva e Guamiranga, vai receber ainda 21 novas Obras de Arte Especiais, que incluem viadutos, passarelas e uma passagem em desnível. Essa é a quarta reportagem da série da Agência Estadual de Notícias que apresenta as principais obras do Lote 1. A primeira abordou as melhorias no Contorno Norte e no Contorno Sul de Curitiba, a segunda as duplicações e obras da BR-277, e a terceira as novas conexões entre Lapa, Araucária, Porto Amazonas, Campo Largo e Curitiba. A duplicação começa no entroncamento da BR-373 com a BR-376, o trevo de acesso para o distrito de Uvaia, em Ponta Grossa, e termina no entroncamento da BR-373 com a BR-277, o Trevo do Relógio, em Prudentópolis. A obra será dividida em três etapas, iniciando no quinto ano de contrato. Serão implantados 10 km de vias marginais em sete segmentos diferentes, atendendo o perímetro urbano de Imbituva, Guamiranga e Prudentópolis, e também a comunidade rural de Colônia Trindade, em Ponta Grossa. A rodovia concentra o maior número de novas interseções em desnível deste lote, sendo a única a receber interseções do tipo Parclo, em que condutores utilizam uma passagem superior para trocar de sentido da via. No trecho entre o entroncamento com a BR-376 até a ponte sobre o Rio Tibagi, em Uvaia, serão dois Parclo e uma passarela para pedestres entre a Rua Vermelha e a Rua Azul. No trecho seguinte, entre Uvaia e o entroncamento com a BR-153, serão seis Obras de Arte Especiais. O trevo da Tirol, no entroncamento com a PRC-487, será substituído por um viaduto do tipo Trombeta, que conta com três ramos; quatro viadutos do tipo Parclo; e o trevo da Cocari, no entroncamento com a BR-153 erá substituído por um viaduto do tipo Diamante, em que há uma saída e um acesso para a rodovia principal em ambos os sentidos, pela pista da direita. A rotatória entre a BR-373 e a PR-522 será igualmente substituída por um viaduto do tipo Diamante. Prosseguindo pela rodovia, serão mais três Parclos até chegar em Guamiranga. Entre Guamiranga e Prudentópolis são mais três Parclos. A última Obra de Arte Especial desta rodovia será uma passagem em desnível no parque industrial de Prudentópolis, ligando as marginais sem acessar a rodovia, próximo à Avenida João Paulo II. O lote prevê ainda, para a BR-373, retornos em nível, regularização de 20 acessos, passagens de fauna e caixa de contenção de líquidos perigosos. (Repórter: Nathália Gonçalves)